Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Conselho de Ministros

Governo aprova gestão privada em cinco hospitais

07 mar, 2025 - 15:36 • Ana Kotowicz , Susana Madureira Martins

Governo vai avançar com parcerias público privadas na saúde. Leitão Amaro, ministro da Presidência, explicou as duas fases que são agora lançadas.

A+ / A-

O Governo vai avançar com parcerias públicos privadas em cinco hospitais. Para já, são as unidades de saúde do Amadora-Sintra, Garcia de Orta, Braga, Vila Franca de Xira e Loures que irão ter gestão privada.

A intenção foi confirmada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro durante a conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros.

OuvirPausa
0:00 / 0:00

Esta sexta-feira, e a poucos dias de se discutir no Parlamento uma moção de confiança que deverá ser chumbada e ditar a queda do Governo, a equipa ministerial de Luís Montenegro aprovou duas iniciativas. Desde logo é criado um "mecanismo de comparador preços com o setor público", que tem como finalidade garantir que as PPP são "geridas com poupança para os contribuintes".

Além disso, explicou Leitão Amaro, avança-se com os cadernos de encargos que permitem a abertura dos concursos públicos internacionais.

Foram ainda anunciados investimentos para os hospitais de Viseu e de Évora, que rondam os 30 milhões cada.

Para Viseu, esclareceu o ministro, o valor servirá para aplicar numa central técnica e num centro de radioterapia, "pedidos antigos". Já em Évora, os 32 milhões de euros aprovados servirão "para que haja cuidados de saúde num hospital que os alentejanos mereçam ter.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+