Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Media. Estado paga 20 euros por assinatura digital para jovens

11 mar, 2025 - 13:30 • Lusa

A oferta de assinaturas digitais para jovens entre os 15 e 18 anos de títulos generalistas e económicos custa 20 euros e é integralmente suportada pelo Estado. Medida pretende fomentar a literacia mediática e o combate à desinformação entre os mais jovens.

A+ / A-

A oferta de assinaturas digitais para jovens entre os 15 e 18 anos de títulos generalistas e económicos custa 20 euros e é integralmente suportada pelo Estado, segundo o comunicado de Conselho de Ministros divulgado nesta terça-feira.

O Governo aprovou na segunda-feira quatro medidas para os media, onde se inclui o Plano Nacional de Literacia Mediática e a oferta de assinaturas digitais de títulos generalistas e económicos para jovens, no âmbito do Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado em outubro.

De acordo com o decreto-lei agora aprovado, "a subscrição de assinaturas digitais abrange as publicações periódicas portuguesas de informação geral ou de informação especializada em matéria económica, de âmbito nacional" e "tem um valor de 20 euros, integralmente suportado pelo Estado e abrange um período ininterrupto de dois anos".

A medida visa jovens entre os 15 e os 18 anos, inclusive, residentes em território nacional, com o objetivo de fomentar a literacia mediática e o combate à desinformação entre a população jovem.

O Plano de Ação para a Comunicação Social, que contém 30 medidas, já referia que "a oferta de assinaturas digitais a alunos do ensino secundário, público e privado (cerca de 400 mil), tem a duração de dois anos e é uma medida estratégica que o Governo pretende criar para fomentar a literacia mediática e o pensamento crítico entre os jovens".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+