Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ativista que atingiu Luís Montenegro com tinta condenado a multa de 1600 euros

27 mar, 2025 - 16:20 • Vasco Bertrand Franco , com Lusa

Estudante universitário, de 19 anos, foi considerado culpado de dois crimes de dano e absolvido de um outro.

A+ / A-
Luís Montenegro da Aliança Democrática é atingido com tinta verde durante ação de campanha. Foto: Andre Kosters/EPA
luis Luís Montenegro atingido com tinta verde Foto: Andre Kosters/Lusa
luis Luís Montenegro atingido com tinta verde Foto: Andre Kosters/Lusa

O ativista climático que, em 2024, atingiu com tinta verde Luís Montenegro foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 1.600 euros, por ter estragado a roupa do então candidato a primeiro-ministro e de uma fotógrafa do CDS.

O Tribunal Local de Pequena Criminalidade de Lisboa considerou o estudante universitário, de 19 anos, culpado de dois crimes de dano e absolveu-o de um outro, relacionado com o vestuário do polícia que, na altura, o agarrou para o deter.

Carmo Afonso, advogada do ativista climático que atirou tinta verde a Luís Montenegro, já anunciou que vai recorrer da decisão.

Vicente Fernandes, ativista da Greve Climática Estudantil, fica ainda obrigado em indemnizar em 958 euros o atual primeiro-ministro e em 527, mais juros de mora, a fotógrafa do CDS.

A ação de alerta para a causa climática aconteceu em 28 de fevereiro de 2024, na FIL, em Lisboa, durante a campanha eleitoral para as Legislativas de 10 de março de 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    27 mar, 2025 PORTUGAL 21:02
    Ouvi a Senhora Advogada de defesa do Jovem, dizer que vai RECORRER de parte da pena. O que ACONTECERIA se esta Senhora, enquanto comentadora, fosse PINTALGADA à saída da estação onde comenta?

Destaques V+