Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Legislativas

Rui Tavares critica falta de ética na escolha de Hernâni Dias para cabeça de lista

28 mar, 2025 - 14:44 • Lusa

Hernâni Dias é cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP em Bragança. Rui Tavares afirma que para o primeiro-ministro "a ética é uma batata".

A+ / A-

O porta-voz do Livre Rui Tavares criticou esta sexta-feira a escolha de Hernâni Dias para cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP em Bragança, concluindo que para o primeiro-ministro "a ética é uma batata".

"Eu fiquei muito surpreendido com o facto de Hernâni Dias ser candidato por Bragança, porque me parece que, basicamente, para Luís Montenegro, a ética é uma batata", sustentou Rui Tavares em declarações aos jornalistas na Futurália, em Lisboa, depois de ser questionado sobre as escolhas da coligação PSD/CDS-PP para as próximas legislativas.

Hernâni Dias demitiu-se de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território em dia 28 de janeiro, depois de ter sido noticiado pela RTP que criou duas empresas imobiliárias já enquanto governante, responsável pelo decreto que altera o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, a polémica lei dos solos.

"O secretário de Estado, que cometeu uma imprudência, que lhe valeu sair do Governo, passado uns dias é reciclado. Essa pode ser a única coisa que talvez a gente ache bem, porque gosta da reciclagem, e é candidato outra vez", ironizou o líder do Livre.

Rui Tavares sublinhou a importância da ética para o seu partido, considerando que não é, "como alguns estão a tentar fazer convencer", um luxo e um assunto de menor importância para os portugueses.

O líder do Livre disse também que irá propor que, no futuro, os governantes, antes de tomarem posse, se apresentem numa audição parlamentar para apurar a existência de conflitos de interesse nas escolhas do executivo, tal como acontece no Parlamento Europeu.

"Todos os conflitos de interesses ficam apanhados ao início, e se não forem, é porque o ministro ou a ministra mentiram. E também, de qualquer forma, se não se aguentarem a enfrentar uma audição parlamentar, é porque não são bons ministros nem boas ministras", atirou.

Ao longo desta manhã, Rui Tavares, à semelhança dos líderes do PS, BE e PAN estiveram em contacto com os jovens que participam na Futurália, junto das bancadas que os partidos e as suas juventudes partidárias têm no evento que decorre na Feira Internacional de Lisboa.

Esta presença em simultâneo dos líderes partidários acabou por gerar um encontro entre o líder do PS, Pedro Nuno Santos, e Rui Tavares, que culminou com ambos a jogar videojogos na banca do Livre.

Pedro Nuno Santos encontrou-se também com os deputados da IL, Rodrigo Saraiva, Mário Amorim Lopes e Joana Cordeiro no espaço dos liberais, onde conversaram durante alguns minutos, entre interações com os jovens presentes na feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+