Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo quer deportações mais rápidas de imigrantes em situação irregular

31 mar, 2025 - 20:36 • João Malheiro

Leitão Amaro defendeu mais recursos e prazos mais curtos.

A+ / A-

O Governo quer tornar mais célere a deportação de imigrantes em situação irregular. O ministro da Presidência considera que o atual regime não funciona.

Na apresentação das propostas ao Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, Leitão Amaro defendeu mais recursos e prazos mais curtos para afastar quem não cumpra as regras nacionais.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O governante quer também "concentrar na PSP todo o processo e as decisões" e construir centros de instalação temporária, onde ficam detidos os visados.

O número de crimes relacionados com imigração ilegal registou no ano passado o valor mais baixo dos últimos 10 anos, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

De acordo com o documento apresentado esta segunda-feira no Conselho Superior de Segurança Interna, foram registados no ano passado 343 crimes relacionados com imigração ilegal em Portugal, menos 144 do que em 2024, o que representa uma descida de 29,6%. Há 10 anos, o número foi de 541.

Outra descida verifica-se no número de detidos, com 12 detidos por tráfico de pessoas (menos 11 do que em 2023) e oito detidos por auxílio à imigração ilegal (menos 34 do que em 2023).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carmo e Trindade
    31 mar, 2025 País 20:26
    Quando o Chega! propôs isso, caíu o Carmo e a Trindade. Agora, o piscar de olhos aos votantes no Chega! é tão evidente que até fere os olhos.

Destaques V+