Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo ouve esta quinta-feira parceiros sociais sobre acordo de rendimentos

03 abr, 2025 - 09:59 • Lusa

Estava previsto que os parceiros sociais começassem agora a discutir, em concertação social, eventuais mexidas na legislação laboral, contudo, a crise política adiou a discussão.

A+ / A-

O Governo e os parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira, em concertação social, naquela que deverá ser a última reunião antes das eleições legislativas antecipadas, para discutir a monitorização do acordo de rendimentos.

A reunião vai decorrer na nova sede do Conselho Económico e Social (CES), que se mudou de Belém para o Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, e tem início previsto para as 15h00.

Como habitual, será presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Nesta reunião, que deverá ser a última antes das eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de maio, será feito um balanço da "execução do acordo tripartido de valorização salarial e crescimento económico 2025-2028", assinado em 01 de outubro pelo Governo, as quatro confederações empresariais e a UGT, segundo consta na ordem de trabalhos da reunião, cuja nota de agenda foi publicada no 'site' do CES.

Estava previsto que os parceiros sociais começassem agora a discutir, em concertação social, eventuais mexidas na legislação laboral, contudo, a crise política adiou a discussão.

No acordo assinado em 01 de outubro, o Governo reviu em alta a trajetória do salário mínimo nacional, prevendo aumentos de 50 euros anuais até 2028.

Já no que toca ao referencial para o aumento global dos salários (discutidos em negociação coletiva), o executivo manteve os valores previstos no acordo assinado pelo anterior governo (4,7% em 2025 e 4,6% em 2026). Ao mesmo tempo, para 2027 e 2028 é de 4,5% em cada um desses anos.

O acordo prevê ainda outras matérias, nomeadamente benefícios em sede de IRC, isenções nos prémios de produtividade ou uma descida progressiva do IRC até 2028.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+