Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Movimento de Seguro lança campanha para sensibilizar contra "fake news"

06 abr, 2025 - 09:39 • Lusa

O Movimento UPortugal, presidido pelo antigo líder do PS António José Seguro, pretende contribuir "para a defesa da democracia dos seus inimigos" e proteção dos cidadãos da manipulação.

A+ / A-

O Movimento UPortugal, presidido pelo antigo líder do PS António José Seguro, lança este domingo uma campanha de sensibilização contra as "fake news", pretendendo contribuir "para a defesa da democracia dos seus inimigos" e proteção dos cidadãos da manipulação.

António José Seguro, que está a refletir sobre uma eventual candidatura presidencial, lançou este movimento em janeiro para contribuir para a participação cívica dos portugueses, recusando então que tivesse qualquer relação com apoio a uma eventual corrida eleitoral.

Segundo informação adiantada à agência Lusa, esta campanha de alerta e sensibilização contra as "fake news" (notícias falsas), que é hoje lançada nas redes sociais, é a primeira ação pública deste movimento.

"Este projeto pretende contribuir para a defesa da democracia dos seus inimigos e proteger os cidadãos da manipulação, das mais diversas naturezas", explica-se na mesma nota.

A justificação para esta campanha é o "crescente número de notícias falsas" e o "sensível contexto nacional".

"O combate à desinformação exige um compromisso contínuo e a participação ativa de todos. Cada pessoa tem um papel fundamental de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, contribuindo para um ambiente digital mais seguro e confiável", defende.

No total são nove publicações sob o lema "Falso ou verdadeiro? Aprenda a identificar" e através das quais se aconselha, por exemplo, que se verifique uma notícia em vários locais, que se veja a data ou a ler antes de partilhar.

O alerta de que as imagens difundidas podem ser falsas e que isso não significa que aconteceu de verdade ou o conselho de pensar caso uma notícia cause medo, raiva ou ódio, são outras das mensagens passadas nesta campanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+