Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Montenegro preocupado: Conselho de Ministros vai debater respostas a dar às tarifas de Trump

09 abr, 2025 - 11:00 • Manuela Pires com Redação

Ministro da Economia passou aos empresários a garantia de que serão tomadas medidas bastante em áreas como as da formação, da internacionalização e das ajudas à exportação.

A+ / A-

O Conselho de Ministros de quinta-feira vai discutir a resposta a dar às tarifas impostas pela administração Trump, avançou à Renascença fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro.

Luis Montenegro que tem sido acusado pelo líder do PS de estar em silêncio sobre a resposta a dar às tarifas impostas por Donald Trump, diz estar preocupado mas atento e em diálogo permanente com Bruxelas.

"Estou preocupado, estamos a acompanhar e em diálogo permanente com a união europeia" disse aos jornalistas esta quarta feira de manhã em Lisboa.

O primeiro-ministro recusou adiantar mais pormenores remetendo para amanhã novidades depois do conselho de ministros.

No discurso na sessão sobre "Inovação e Digitalização de Portugal", Luis Montenegro diz que o mundo está a assitir a uma guerra comercial global e a um jogo de dependências entre os vários poderes comerciais.

"Numa altura em que se discute agora a guerra comercial global à escala mundial, é verdade, muito por causa do impulso tarifário da nova administração americana, mas o que nós estamos a falar é das regras do comércio à escala global e da competitividade comercial à escala global, que de alguma maneira é o jogo das dependências e interdependências entre os blocos comerciais à escala mundial" referiu.

O primeiro-ministro avisa que a Europa deve tentar garantira mais autonomia em alguns domínios, um deles o da inovação tecnológica para não ficar tão dependente dos Estados Unidos e da China e Luis Montenegro já deixou este recado em Bruxelas.

"Eu já disse isto no Conselho Europeu, a Europa não pode ficar para trás a olhar e a contemplar os avanços dos Estados Unidos e da China porque daqui a algum tempo é também no domínio da inteligência artificial que vamos continuar a estar dependentes de outras potências" disse.

Nesta quarta-feira, o ministro da Economia continua a receber várias associações empresariais. Na terça-feira, o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal disse, à saida do encontro, que o Governo está a preparar um plano robusto com medidas de apoio às empresas e ao sector industrial.

O ministro Pedro Reis garantiu aos empresários que, em breve, será apresentado um conjunto de medidas bastante abrangentes, contemplando áreas como a formação, a internacionalização e as ajudas à exportação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim
    10 abr, 2025 Almada 11:27
    Considerendo que ja se fala de tarifas desde que Trump tomou posse, que a UE, tradicionalmente lenta, já tomou uma decisão e vão ser retomadas tarifas contra os EUA, parece que o sr. 1º ministro só agora leu um jornal.

Destaques V+