Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Maior cliente da Spinumviva está entre os principais financiadores do PSD

10 abr, 2025 - 23:52 • Diogo Camilo

Desde 2021, a família Barros Rodrigues doou mais de 27 mil euros aos sociais democratas. Nesse ano, a empresa familiar contratou o agora primeiro-ministro e a Spinumviva por quase 200 mil euros. O filho do dono da gasolineira, João Rodrigues, vai ser candidato à Câmara Municipal de Braga nas próximas autárquicas.

A+ / A-

A família Barros Rodrigues, que contratou a Spinumviva para realizar uma reestruturação da empresa por quase 200 mil euros, é uma das principais financiadoras do PSD desde que Luís Montenegro anunciou intenções de liderar os sociais-democratas.

Segundo o Expresso, que teve acesso às contas anuais do PSD através da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), seis membros da família que é dona da gasolineira Joaquim Barros Rodrigues & Filhos doaram 30.500 euros desde 2018.

A maior parte desta quantia foi doada desde 2021, ano em que Jorge Barros Rodrigues contratou Montenegro e a Spinumviva para uma reestruturação da empresa familiar - e ano em que Montenegro anunciou a sua candidatura à liderança do PSD.

João Rodrigues, que é candidato à Câmara Municipal de Braga nas próximas eleições autárquicas, também fez quatro donativos ao PSD em seis anos, no valor de 2 mil euros em 2018, de 1.500 euros em 2019 e 2021 e de 2.500 euros em 2022. Além dele, também a mulher, Inês Patrícia Varajão Borges, colaboradora na Spinumviva, realizou um donativo de 1.000 euros em 2021, enquanto Jorge Barros Rodrigues, o seu pai, fez um donativo de 10 mil euros.

Ao Expresso, João Rodrigues garante foram feitos donativos durante mandatos de vários presidentes do partido e que “apoia, como e quando pode, o PSD”.

No início de março, o Observador avançou que a gasolineira foi o maior cliente da Spinumviva, pagando quase 200 mil euros em 2022 por um trabalho de dois anos. O valor representa cerca de metade de toda a faturação da empresa naquele ano de 2022 - o último de Montenegro à frente da Spinumviva, antes de abraçar a liderança do PSD.

O valor representa também mais de 20% de toda a faturação da empresa desde que existe, mais do que o valor total da avença mensal da Solverde, no valor de 4.500 euros, que totalizou 193 mil euros desde julho de 2021 até fevereiro deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+