10 abr, 2025 - 23:05 • Diogo Camilo
O PS surge à frente da coligação do PSD e CDS numa nova sondagem, mas ambos os partidos permanecem em empate técnico.
No barómetro político feito pela Intercampus para o Jornal de Negócios, o Correio da Manhã e a CMTV, os socialistas surgem com 24,4% das intenções de voto, enquanto a AD tem 23%.
A sondagem, realizada entre 4 e 9 de abril com 607 inquiridos, teve uma percentagem de indecisos de 14,5%.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O Chega recupera no estudo de opinião e tem 14,5% das intenções de voto, enquanto a Iniciativa Liberal revela dores de crescimento e regista 5,7%, depois de sondagens em que teve mais de nove pontos.
Entre os partidos à esquerda, a CDU aparece à frente, com 5%, seguida do Livre, com 4,3%. O Bloco de Esquerda (2,5%) surge atrás do PAN (2,9%).
Esta é a quinta sondagem da Intercampus desde o início do ano. A última, realizada nas últimas semanas de março, foi a única das cinco a colocar a AD à frente do PS. Entre 17 inquéritos de opinião publicados desde janeiro, o PS surge com mais intenções de voto que a AD em cinco.
Com o novo inquérito na Sondagem das Sondagens, volta a existir empate técnico com a aproximação dos socialistas à coligação de PSD e CDS.
A AD tem agora 30,6% das intenções de voto, tendo descido nove décimas, enquanto o PS subiu três décimas para os 27,6% - a diferença entre ambos é agora de três pontos percentuais.
A sondagem da Intercampus faz o Chega subir três décimas, para os 15,9%, enquanto a Iniciativa Liberal trava a subida das últimas semanas e equilibra-se nos 7,2%, menos duas décimas do que tinha na semana passada.
O Livre sobe ligeiramente para os 4,6% mas o maior pulo é da CDU, que cresce um ponto - dos 2,7% para os 3,7% - e ultrapassa o Bloco de Esquerda, que caiu uma décima para os 3,1%. O PAN segue afastado, com 1,9% das intenções de voto.
[artigo atualizado com os números da Sondagem das Sondagens, atualizados à meia-noite de 11 de abril]