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Legislativas 2025

TikTok tem menos moderadores de conteúdos que falam português em ano de eleições

11 abr, 2025 - 14:09 • Daniela Espírito Santo

Plataforma passou de 173 moderadores para 160 em menos de um ano, mas número "é flexível" e adaptável às necessidades, assegura a empresa.

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O TikTok confirmou, esta quinta-feira, ter 160 moderadores de conteúdos que falam português de Portugal. A informação foi adiantada num encontro com jornalistas, em Lisboa, na preparação de mais um ato eleitoral no nosso país.

Tal número representa um decréscimo face aos últimos dados fornecidos pela plataforma: à Renascença, a equipa do TikTok tinha confirmado, em maio de 2024, ter 173 moderadores a operar em português europeu.

Na altura, e contactada pela Renascença sobre - entre outros temas - as eleições europeias que se avizinhavam, a plataforma confirmou ter cerca de seis mil moderadores a trabalhar com conteúdos nas línguas faladas no velho continente, sendo que, destes, 173 estavam alocados especificamente a conteúdo publicado em PT-PT.

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Agora, o número é de 160, adiantou Francesca Scapolo, especialista da TikTok em políticas públicas para a integridade eleitoral, garantindo, no entanto, que o número "é flexível" e o processo é plástico o suficiente para permitir acrescentar mais trabalhadores caso seja necessário. "Este é um processo contínuo, porque a moderação é constante", acrescentou, num ano em que Portugal terá legislativas e autárquicas (e nas vésperas de mais umas Presidenciais).

A localização exata destes moderadores de conteúdos continua a não ser divulgada pela empresa "por motivos de segurança", mas a Renascença sabe que há quem trabalhe no nosso país.

Há mais meio milhão de portugueses no TikTok

Portugal tem uma média de 3,9 milhões de utilizadores ativos mensais no TikTok, um aumento de meio milhão em relação aos cálculos avançados pela empresa o ano passado.

A plataforma anunciou estar prestes a lançar um "centro eleitoral" onde fornece informação útil durante a campanha eleitoral - como data do sufrágio ou candidatos - tal como já havia feito o ano passado. A informação constante nesta página é, adianta o TikTok, feita em colaboração com comissão de eleições e Governo, à semelhança do que acontece noutros países (e aconteceu também nas últimas eleições europeias). "É um trabalho de equipa. Sabemos que não podemos fazer isto sozinhos", admite a responsável.

O centro eleitoral para as próximas eleições portuguesas será lançado "muito em breve", adiantou, por sua vez, Adela Aleka, responsável pela comunicação do TikTok em Portugal, Itália e Grécia, que acrescentou que a página dedicada às últimas europeias teve "mais de 7,5 milhões de visualizações". No que diz respeito a eleições no geral, há "treino específico" para sufrágios dado a quem modera e um "grupo europeu" que lidera o processo, seja qual for a eleição.

Apesar disso, a empresa assegura que "já começou a preparação" para as próximas legislativas portuguesas marcadas para 18 de maio, onde irá aplicar a mesma estratégia de combate à desinformação que tem utilizado em eleições internacionais.

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