08 jun, 2017 - 17:41
Sérgio Conceição acredita que pode construir uma equipa do FC Porto candidata a títulos.
O novo técnico azul e branco foi apresentado, esta quinta-feira, no Estádio do Dragão. Ao lado de Pinto da Costa, presidente do clube, Conceição não prometeu títulos, mas assegurou trabalho.
"O objectivo é ganhar todos os jogos e conquistar títulos. O que posso prometer aos adeptos é trabalho, uma ambição e determinação muito grandes, para alcançar o principal objectivo: ganhar o campeonato", afirmou sem rodeios. "Não venho para aqui aprender, venho para aqui ensinar. Sou treinador do FC Porto".
Sérgio Conceição reconheceu que tem fama pela sua raça, mas negou que se resuma a isso. "As pessoas podem julgar que o FC Porto foi buscar um ex-atleta de raça e determinação no trabalho, que é verdade, mas isso é qualidade no trabalho. Viemos aqui dar o melhor, ser exigentes e disciplinados no nosso dia-a-dia, para no fim darmos a todos os portistas a felicidade de conquistar títulos", projectou.
Ainda assim, o treinador lembrou que, hoje em dia, os jogos não se ganham apenas pela vontade. "Ganhar no grito já não existe. Garra e determinação são importantes, mas é preciso inteligência. Estamos preparadíssimos para este desafio", afiançou.
Evitar o "penta" do Benfica não influencia o trabalho de Conceição. "Não há mais ou menos motivação. Temos de nos focar no nosso trabalho. É isso que nos torna fortes", sublinhou. "Temos de começar a falar do FC Porto de hoje, de uma nova era. Não me apetece falar do passado, quero olhar para o presente e o futuro. O passado são anos tristes para mim, que sou portista".
Sérgio Conceição admitiu que tem um perfil difícil, mas considera que isso não será entrave ao seu sucesso. "Sei que não é fácil para os jogadores trabalhar comigo, mas consegui sempre potenciar jogadores. Vou fazê-los mais fortes", prometeu, acrescentando que a sua forma de motivar depende "do momento da equipa e dos jogadores" à sua disposição.
A pressão, ressalvou o treinador portista, é inerente à sua profissão. "A pressão faz parte do jogo. Gosto da pressão, é positiva, faz-me crescer e desconfiar diariamente daquilo que estou a fazer. Estou preparado. Passei por grandes clubes como jogador. Como treinador, este é o clube de maior expressão que represento, mas tenho esse "know-how" do mundo do futebol", explicou.
O maior objectivo de Sérgio Conceição é devolver o clube à rota dos títulos. "Foi com enorme alegria e amor ao clube que eu vim e estou convencido de que vou conseguir, em Maio, estar feliz, os portistas estarem felizes, dar essa alegria com a conquista de títulos", declarou. "Estou consciente da exigência deste clube em estar ao mais alto nível".
Quanto a contratações, o técnico escondeu o jogo, mas garantiu que já estava "a conversar" com a direcção sobre o assunto e assumiu a certeza de que "vão sair jogadores", até porque no clube, só uma é pessoa indispensável. "Espero não perder o presidente", brincou. "Vamos com certeza ter uma equipa determinada e com o estatuto e força para lutar pelos títulos que temos pela frente no próximo ano".
A formação, admitiu, é um recurso a ser explorado. "Dou muita importância à formação, é importante para o futuro dos clubes. Dou muita atenção, até porque fui formado no FC Porto. Antigamente, era mais difícil ter oportunidades. Já me informei sobre os jogadores que têm capacidade para fazer parte do clube num futuro próximo", revelou.
Por fim, Sérgio Conceição deixou uma garantia aos adeptos. "Vamos ter um FC Porto muito competitivo no próximo ano".