Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Maria de Belém. Papel de Portugal na NATO deve ser "reequacionado"

14 jan, 2016 - 21:50

Candidata presidencial encontrou-se com diplomatas ao quinto dia de campanha eleitoral.

A+ / A-

Veja também:


Maria de Belém Roseira defende que o papel de Portugal na NATO deve ser "reequacionado" à conta do desinvestimento norte-americano na Base das Lajes.

“Tem que ser reequacionada tendo em atenção um novo papel e uma nova dinâmica das relações com os Estados Unidos, na sequência da base das Lajes, que é o nosso porta-aviões no meio do Atlântico, e que tem sofrido algumas vicissitudes ao longo destes últimos anos”, declarou a candidata a Presidente da República, perante 19 embaixadores, em Lisboa.

A antiga ministra da Saúde defendeu, também, que o Tratado Transatlântico, entre Estados Unidos e União Europeia, tem de ser bem discutido socialmente em Portugal. Cada uma das partes tem de ser ganhadora, sem haver perdedores.

Outra questão abordada perante os diplomatas foi a dos refugiados, com Maria de Belém a defender que a relação com da União Europeia com a Turquia tem de ser reavaliada à luz da actual crise de migrantes.

“É muito importante que seja tudo reanalisado perante o novo quadro que esta crise vem trazer. Para que exista esta crise e para que existam vítimas, é porque há razões que lhes dão origem e essas razões têm que ser combatidas, sob pena de nós nunca mais resolvermos o problema”, defende a candidata presidencial.

Maria de Belém nota que alguns países europeus têm considerado a presença de refugiados como uma das soluções possíveis para ajudar a resolver o problema da demografia no continente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+