Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ano da santidade na diocese de Bragança-Miranda

27 set, 2015 - 10:02 • Olímpia Mairos

A diocese pretende levar os fiéis à santidade e convida à vivência da misericórdia.

A+ / A-

A diocese de Bragança-Miranda vai dedicar o ano pastoral 2015-2016 à santidade sob o lema “Peregrinos na Santidade”.

Segundo o bispo de Bragança-Miranda, a admonição de S. Paulo ‘Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação’, servirá de mote “para situar a santidade, que se funda na vontade de Deus em Jesus Cristo, na vida de todos os dias na alegria, no trabalho, na oração, na gratidão e na acção de graças”.

O novo ano pastoral, dedicado à da santidade, “está em harmoniosa relação com a proclamação de um Jubileu extraordinário, dedicado à Misericórdia, pelo Papa Francisco”, sendo o desafio o de “peregrinarmos na santidade, sendo misericordiosos como o Pai”, explica D. José Cordeiro.

Para o prelado, “a vocação à santidade e a misericórdia caminham juntas”, sendo para os fiéis “momento extraordinário de graça e de renovação espiritual”.

Na sua carta pastoral, o bispo apresenta alguns dos muitos peregrinos da santidade que viveram na Diocese de Bragança-Miranda: Bento de Castro, Nicolau Dinis, Casimiro Wyszynsk, Alzira da Conceição Sobrinho, Manuel Nunes Formigão, e Bartolomeu dos Mártires, que - escreve - “gostaríamos muito de ver inscrito no álbum dos santos e, porque não, no álbum dos Doutores da Igreja!”.

Conhecer e praticar as 14 obras de Misericórdia corporais e espirituais; peregrinar a uma ou às cinco “Portas da Misericórdia” na diocese (a Catedral, a Concatedral, a Basílica do Santo Cristo de Outeiro, o santuário do Imaculado Coração de Maria de Cerejais e o santuário de Nossa Senhora de Balsamão); participar com um grupo grande de jovens na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, Polónia e realizar uma peregrinação diocesana a Roma são algumas das propostas pastorais a incrementar.

“A Igreja precisa de santos”

Evocando São João Paulo II, o Bispo de Bragança-Miranda sublinha que “a Igreja precisa de santos” e que “todos somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade”, para apelar a todos os fiéis para acreditarem na santidade de Deus que “não ama a todos de forma indiferenciada: ama a cada um”.

“A meta de toda a vida cristã é a santidade. Não tenhais medo de ser santos!”, escreve o bispo de Bragança-Miranda.

O Ano da Santidade na diocese de Bragança-Miranda, no aprofundamento da Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo, Gaudium et Spes, dá continuidade ao projecto pastoral de 2012 a 2017, sob o lema (Re)partir de Cristo nos caminhos da missão.

D. José Cordeiro inaugura este sábado o início do novo Ano Pastoral na diocese de Bragança-Miranda, em Freixo de Espada-à-Cinta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+