Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Quem canta reza duas vezes. O MusiCristo vem dar uma ajudar

27 fev, 2016 - 09:36 • Filipe d'Avillez

Desenvolvido por jovens da paróquia de Algueirão, o portal lançado este sábado permite procurar e submeter músicas, letras e acordes de músicas de igreja, bem como criar apresentações para utilização nas celebrações.

A+ / A-

Tornou-se famoso o dito de Santo Agostinho de que cantar bem é rezar duas vezes, mas nem sempre quem organiza uma missa ou outro evento religioso tem facilidade em encontrar músicas para animar a celebração. Essa dificuldade está agora a chegar ao fim, com o lançamento este sábado do MusiCristo, um portal interactivo.

O projecto arranca com mais de 800 músicas, mas o número deve crescer muito rapidamente, uma vez que qualquer pessoa pode acrescentar os seus próprios registos, explica Patrícia Dôro, uma das jovens da paróquia de Algueirão, em Sintra, que está por detrás do projecto.

“Demos aqui o pontapé de saída, mas queremos que toda a gente construa o projecto connosco. A ideia da plataforma é que toda a gente possa propor cânticos para introduzir. A nível de gravações, temos algumas, mas queremos que toda a gente possa contribuir com gravações, porque às vezes o mesmo cântico é cantado de forma diferente por coros diferentes.”

Lúcia Lousada, que também faz parte do projecto, diz que o site é pensado para ser abrangente. “Actualmente estamos mais direccionados para a parte jovem, mas como temos um coro de pessoas mais adultas na nossa paróquia também já temos algumas músicas dessas. O objectivo é mesmo abranger todos.”

Patrícia acrescenta que a música comercial, mas de cariz cristã, também caberá no portal. “Numa fase inicial tínhamos o projecto muito vocacionado para a parte litúrgica. e agora estamos a abranger músicas que às vezes utilizamos em encontros, em momentos de oração, o que é um bocadinho diferente, mas estamos agora a começar a introduzir.”

A paróquia de Algueirão, onde este projecto nasceu e ganha forma, é conhecida pelo seu compromisso ao nível do diálogo ecuménico. Também os cânticos de outras tradições cristãs serão, por isso, bem-vindos no MusiCristo, diz Patrícia. “A plataforma está mesmo definida como cristã, para não a limitarmos ao universo católico. Agora a ideia é abrir e aproveitar estas pontes de diálogo que já estão criadas na comunidade e fazer este contacto de forma a que não seja uma plataforma fechada entre nós, mas que seja aberta e, porque não, um ponto de diálogo e trabalho comum.”

O MusiCristo será lançado oficialmente no decorrer da Jornada Diocesana de Comunicação, este sábado. O Patriarcado tem apoiado a divulgação do projecto que, no fundo, pretende ajudar os fiéis a rezar cantando. Até porque a música sempre teve um papel crucial na vida de oração cristã.

“Com a música chegamos a muitos sítios. Lembro-me de falar com amigos sobre a Igreja e mostrar uma letra de uma música, ou cantar, e aquilo soa de uma maneira diferente do que se apenas lermos um texto. A música ajuda-nos a ser um meio de ligação com pessoas que estão um bocadinho mais afastadas. É também uma grande ferramenta e uma grande ajuda na nossa oração”, diz Lúcia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+