Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sociedade indiferente ao sofrimento é uma sociedade cega, diz Francisco

15 jun, 2016 - 11:02 • Ecclesia

Dramas como a pobreza e a doença, os refugiados e deslocados, têm de ser mais do que um “incómodo”, frisa o Papa Francisco.

A+ / A-
Sociedade indiferente ao sofrimento é uma sociedade cega, diz Francisco
Sociedade indiferente ao sofrimento é uma sociedade cega, diz Francisco

O Papa considera que uma sociedade indiferente ao sofrimento dos outros é uma sociedade “cega”. As declarações de Francisco foram feitas durante a audiência pública com os peregrinos na Praça de São Pedro.

Na sua reflexão, Francisco lembrou dramas como a pobreza e a doença, mas também a situação dos refugiados e deslocados, que muitas vezes não provocam mais do que um sentimento de “incómodo”.

“Quantas vezes vemos essas pessoas ao longo do nosso caminho e nos sentimos incomodados? É uma tentação, todos passamos por ela, mesmo eu”, referiu o Papa argentino, lembrando no entanto que Jesus desafia todos a “colocarem no centro da sua vida quem está excluído”.

Baseando-se na passagem bíblica do cego que, à beira da estrada, pede a ajuda de Cristo que passa, Francisco lembrou que todos mais cedo ou mais tarde, também passam por “situações difíceis”.

E tal como Cristo é sinal de “misericórdia” para com aqueles que cruzam o seu caminho, também os cristãos devem saber ser sinal e exemplo de misericórdia para a sociedade actual.

Para que esta possa aprender o valor daqueles que se perderam nas "margens da estrada”, os saiba “resgatar” e apontar-lhes o caminho da “salvação”.

“A passagem de Jesus é também um convite a aproximarmo-nos dele, a sermos melhores, a sermos verdadeiramente cristãos, a segui-lo. Que todos os dias saibamos dar este passo, da indigência à condição de discípulos”, exortou o Papa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Vale
    15 jun, 2016 T. Vedras 13:59
    A mim também me parece que o Papa está a ficar cego ou pior, não quer ver que o problemas que afectam os Cristãos não é apenas oriundo dos muçulmanos terroristas, mas sim e todos os muçulmanos que seguem o Corão.
  • Vitor Manuel
    15 jun, 2016 Lourinha 11:27
    Sua Santidade, estão cegos mas não estão mudos têm cá uma lingua que nem queira saber e quanto a surdos somente para algumas coisas que não lhes interesse. Posto isto, está Sua Santidade a dar positivamente perolas a porcos, não vale a pena o umbigo é de tal ordem que no tempo de Copernico a Terra era o centro do Universo, agora é o umbigo deles. Sinais dos tempos Dom Francisco e sabe-o bem melhor do que eu.

Destaques V+