07 fev, 2018 - 15:37 • Olímpia Mairos
“O tempo da Quaresma-Páscoa é uma ocasião feliz para cada um de nós fazer uma peregrinação à fonte batismal onde foi batizado”, escreve o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, na mensagem quaresmal que dirige aos fiéis da diocese.
Ao sublinhar a água do batismo, “desejamos, como a samaritana no poço, encontrar mais e melhor o Dom da Fé (...). A água, só por si, não dá a vida, mas a água, transformada por Cristo, salva e dá a vida, como rezaremos na noite da Páscoa, com o círio pascal”, explica o prelado.
D. José Cordeiro refere-se à vida cristã “como um itinerário sacramental” e diz ainda que “a obra da salvação acontece no ser humano, por meio da vida de Cristo” e é “comparada a uma semente plantada na alma, que se desenvolve na participação com os sacramentos”.
Neste sentido, o bispo aponta os “remédios” para a vivência do tempo quaresmal: eucaristia, penitência, oração, lectio divina, adoração eucarística, ‘24 horas para o Senhor’ nos dias 9 e 10 de março, esmola, jejum, silêncio e a finalizar o itinerário, a renovação das promessas baptismais na vigília pascal.
O prelado, na sua mensagem de quaresma, destaca os “adolescentes e jovens”, a quem incentiva a serem “peregrinos na lectio divina”, dando continuidade à prática da “leitura orante e a adoração eucarística”, em cada segunda-feira, na igreja de S. José do Seminário Diocesano em Bragança, sob a coordenação do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional, em cinco datas também anunciadas.
A esmola, também chamada de “renúncia quaresmal”, “terá como destino as muitas necessidades de formação pastoral e espiritual da nossa diocese de Bragança-Miranda, especialmente a obra do Seminário, casa pastoral aberta a todos”.
“O Seminário é uma casa pastoral aberta a todos na hospitalidade e na espiritualidade. Juntos com os sacerdotes estejamos ao serviço dos que mais precisam. Com os sacerdotes podeis sempre contar, agora eles contam convosco. Ajudem-nos a concretizar este projeto” exorta o prelado.
Diocese oferece subsídios pastorais
Para melhor viver o tempo litúrgico da quaresma, a diocese de Bragança-Miranda apresenta um conjunto de propostas aos seus fiéis.
“São propostas simples, exequíveis em todas as paróquias e nas próprias casas, que nos levam a centrar no essencial neste tempo favorável da graça”, diz o vigário episcopal para a Ação Pastoral, padre José Bento.
Para a peregrinação, individual ou coletiva à fonte batismal, onde cada um recebeu o sacramento da iniciação cristã, a diocese disponibiliza um pequeno rito de apoio. É também oferecido um conjunto de pequenas orações, a partir de símbolos, para cada domingo da quaresma.
A pensar nos mais novos, mas também nas famílias e grupos de catequese, é proposto o “Jogo da Quaresma”, uma ferramenta pedagógica, que inclui tabuleiro e cartas, e que começa na quarta-feira de cinzas e termina na Páscoa.