19 jun, 2018 - 14:39
A Cáritas diocesana de Lisboa está a preparar uma festa para os jardins de Belém que pretende ser uma “expressão da diversidade” e chamar atenção para as necessidades dos migrantes e dos refugiados.
O evento chama-se “GentesFest” e está integrado na iniciativa “ShareJourney”, promovida pela Cáritas Internacional, com o apoio do Papa Francisco.
A GenteFest está marcada para sábado, 23 de junho, entre as 9h30 e as 18, perto do pagode tailandês, e inclui um almoço partilhado entre as 13h e as 14h30.
Segundo a Cáritas de Lisboa, “a campanha, com duração de dois anos, tem por objetivo a promoção da Cultura do Encontro entre pessoas dos mais variados cantos do mundo, desejando ter no seu centro, como preocupação e compromisso, todos os refugiados e migrantes, que se viram e veem obrigados a procurarem um futuro para si e suas famílias, fora da sua Terra-Natal.”
Para tal a organização convida “imigrantes, refugiados, comunidades de acolhimento, famílias, associações, fundações, paróquias” para assistir e tomar parte numa “partilha informal de viagens, experiências, brincadeiras, jogos, danças, cantares e alimentos”, diz a Cáritas de Lisboa, em nota enviada à Renascença.
Em Itália, a Cáritas Internacional organizou esta terça-feira um almoço com refugiados e migrantes. O Papa Francisco não deixou passar a oportunidade de manifestar o seu apoio a mais esta iniciativa, encorajando todos os funcionários da Cáritas a continuar o seu trabalho em prol dos migrantes.
Em Portugal também vai decorrer um almoço, na quarta-feira, sob o título “Vem e partilha o teu pão”, organizado em conjunto pela Cáritas Nacional e a Conferência Episcopal Portuguesa. O evento conta com a presença de altas figuras da Igreja e da sociedade portuguesa.