Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Diocese de Bragança-Miranda tem um novo padre

02 jul, 2019 - 09:45 • Olímpia Mairos

“Um sinal de esperança já no hoje, mas em abertura ao futuro”, diz o bispo D. José Cordeiro, que, em oito anos, ordenou oito padres.

A+ / A-

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai presidir, no sábado, à ordenação sacerdotal de Jorge Miguel Afonso Pinto. A celebração está marcada para as 16h00, na Catedral de Bragança.

“Impor as mãos sobre um jovem que é ordenado presbítero é, para nós, motivo de uma enorme alegria e uma grande graça”, diz o bispo da diocese, D. José Cordeiro, à Renascença.

À frente da diocese transmontana desde 2011, D. José vai ordenar o oitavo sacerdote, assinalando, por isso, que o acontecimento se reveste de “um sinal de esperança já no hoje, mas em abertura ao futuro e também para os jovens que estão no seminário, para aqueles que estão a ser acompanhados pela pastoral juvenil vocacional e, sobretudo, nesta preparação da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que a todos nos envolve, é um momento muito grande”.

D. José Cordeiro deseja que esta ordenação sacerdotal seja “também um marco e uma continuidade neste caminho” que estão a fazer “juntos por Cristo, com Cristo e em Cristo” que é o lema do projeto pastoral.

A diocese de Bragança-Miranda, tal como a maioria das dioceses portuguesas, precisa de mais sacerdotes, mas D. José diz-se grato “com aqueles que Deus dá”.

“Em relação ao território, em relação às pessoas que já aqui habitam, temos os padres que Deus nos dá, mas, quantos mais vierem, melhor, porque podemos também partilhar com outros, porque os padres são ordenados para a Igreja, não é para a diocese. E não deveria haver tantas fronteiras quantas existem”, afirma o bispo transmontano.

“Se houvesse, se calhar, também mais partilha de pessoas, de outros recursos, nós seriamos testemunhas mais credíveis do evangelho”, conclui o prelado.

O futuro sacerdote, Jorge Miguel, tem 25 anos, é natural de Bragança e ingressou no seminário em 2012. Estudou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e fez estágio pastoral nas Unidades Pastorais de Santa Maria do Sabor e de São Bento.

Além da visita aos doentes, ao longo deste ano litúrgico-pastoral, Jorge Miguel colaborou com as oito Instituições Particulares de Solidariedade Social canónicas da Unidade Pastoral de S. Bento, servindo a Igreja na Palavra, na Liturgia e na Caridade.

A anteceder a celebração da ordenação sacerdotal, haverá uma vigília de oração vocacional com o lema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, na próxima sexta-feira, 5 de julho, às 20h30, na Igreja de Santa Maria, em Macedo de Cavaleiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+