22 out, 2023 - 07:30 • Henrique Cunha
Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, D. Armando Esteves afirma que “hoje o Dia Mundial das Missões é talvez ainda mais importante do que em tantos outros anos”.
O responsável afirma que “está muito em causa a Missão a favor da verdade e da esperança”.
“Uma europa que se vê cercada de guerras, um mundo que vê como nunca desorientado precisa de Jesus Cristo palavra. Precisa de homens e mulheres capazes de refletir, de escutar para que se encontre uma transformação cultural, porque sem uma mudança de mentalidades não há renovação, não há verdade, não há paz”, acrescenta.
Depois, D. Armando Esteves manifesta a esperança de que “este dia também traga a toda a Igreja uma consciência de que mudando precisa de encontrar meios para contribuir para a mudança”. “O Sínodo fala deste novo passo missionário que é a internet e chama-lhe até um Continente Missionário a precisar de Missionários da esperança nesses ambientes, onde nós sejamos evangelizados porque é aí dentro que hoje as pessoas se evangelizam", concretiza.
O bispo de Angra deixa um apelo à oração, e lembra a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões em que “Cristo aparece como aquele que se coloca ao lado dos homens, dos homens desalentados e desorientados”.
D. Armando insiste na ideia de que, a Europa “rodeada de guerras está perdida, porque provavelmente perdeu a tal palavra capaz de aquecer os corações”.
E à pergunta: de que lado devemos estar nestas guerras que se estão a desenrolar? o bispo não tem dúvidas de que “o único lado dos cristãos é o lado da paz, é o lado da concórdia, é o lado do amor”. “Não podemos fugir destas palavras. Temos de ir buscar à história o fogo capaz de fazer atear este mundo onde a Missão é tão importante”, conclui.
Neste Dia Mundial das Missões, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério vai ter o primeiro encontro com os consagrados e consagradas da diocese.
A iniciativa vai decorrer na Casa das Irmãos Vicentinas ao Campo Grande.
Para além de Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério é também delegado da Conferência Episcopal Portuguesa para a Relação Bispos/ Vida Consagrada e membro da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.