Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Inteligência Artificial

Máquinas vão superar o Homem? "É utópico e um medo inútil"

28 jun, 2024 - 22:13 • Vasco Bertrand Franco

​O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa organizou um debate. A inteligência artificial foi um dos temas.

A+ / A-
Debate: Natural e Artificial: que fronteiras?
Natural e Artificial: que fronteiras? O debate que juntou Dom Alexandre Palma e Carlos Fiolhais a uma mesa. Foto: Inês Espada Vieira

Apesar dos desenvolvimentos tecnológicos vertiginosos nas últimas décadas, as máquinas nunca vão superar os seres humanos: "é utópico e um medo inútil", defende o físico Carlos Fiolhais.

O professor da Universidade de Coimbra falava num debate subordinado ao tema "Natural e Artificial: Que Fronteiras?", realizado esta semana no Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

D. Alexandre Palma, recém-nomeado bispo auxiliar de Lisboa e presidente do CITER, destaca que a Inteligência Artificial (AI) tem aspetos positivos, em muitas áreas, mas é preciso impor limites à "ditadura" do algoritmo.

O evento foi organizado por Inês Espada Vieira, presidente do Centro de Reflexão Cristã e professora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e contou com a moderação da geógrafa e professora Maria José Roxo.

Os oradores convidados foram D. Alexandre Palma, recém-nomeado bispo auxiliar de Lisboa e presidente do CITER, e o físico Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra.

O encontro decorreu, na passada quarta-feira, na livraria da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+