18 jan, 2025 - 08:00 • Ângela Roque
“São 15 anos de grande fraternidade entre várias comunidades cristãs, o que nos dá grande alegria”, afirma Luis Parente Martins. Um dos organizadores do Encontro Cristão de Sintra desde a sua primeira edição, o médico cardiologista não esconde a satisfação com o diálogo ecuménico que tem sido desenvolvido na zona de Algueirão-Mem Martins e que não se esgota nesta iniciativa anual que já é hábito encerrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro) na Diocese de Lisboa.
Mas, como é trabalhar em conjunto com as outras confissões cristãs? “Tem sido uma experiência muito bonita. Há uma grande capacidade de empatia, de não ferir a suscetibilidade do outro. Quando existe alguma palavra, alguma expressão que não seja consensual, procuramos fazer uma escuta ativa, ouvindo o outro, e encontramos sempre o que o Espírito nos sugere. Até agora tem sido possível encontrar sempre uma expressão que seja comum a todos nós e em que todos nos sintamos confortáveis”, explica o responsável.
O XV Encontro Cristão, que começou a ser preparado em setembro, está marcado para dia 25 de janeiro, no fecho da semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e vai ter vários momentos.
“Iremos ter, durante a tarde, um programa dirigido só aos jovens. Começa às 14h00, no Centro Cultural Olga Cadaval (Auditório Acácio Barreiros). Teremos um encontro dos líderes das várias comunidades e igrejas cristãs no Centro Social da Paróquia de São Miguel, em Sintra, às 19h00, e depois o encontro aberto ao público, às 20h45, de novo no Olga Cadaval (Auditório Jorge Sampaio)”. Luis Parente Martins espera casa cheia.
“Neste momento temos cerca de 700 inscrições e ainda falta uma semana! Com certeza que vamos encher o Centro Cultural Olga Cadaval”, o que demonstra o interesse crescente pela iniciativa, o que para si tem uma explicação: “o tema (do diálogo ecuménico) passou para a agenda das várias igrejas, e também muito para a agenda da Igreja Católica”, por influência direta do Papa Francisco que, “na saudação final que fez ao Sínodo (da Sinodalidade) falou na questão da harmonia como um dom de Deus. A harmonia é esta arte de ligar tudo, é um dom do Espírito Santo, e é o modo de ser, é o ADN da cristandade”.
Luis Parente Martins destaca a atitude do Papa Francisco que tem promovido e incentivado o diálogo ecuménico e inter-religioso, mas aqui importa em particular o relacionamento com as outras igrejas cristãs.
“O Papa, na Bula que escreveu para o Jubileu da Esperança, diz muito claramente que todos os cristãos, todos os batizados, são chamados à Evangelização, independentemente da denominação, da comunidade a que pertencem. O que não é nenhuma surpresa, porque Jesus disse ‘que todos sejam um, para que o mundo creia’. Esta frase tem sido um pouco esquecida, ou subestimada, por cada um de nós, pelas várias igrejas, quer a católica, quer as igrejas evangélicas, quer as protestantes. Mas, isto é uma premissa que Jesus colocou e que não tem estado em relevo”, refere.
ECUMENISMO
No arranque da Semana de Oração pela Unidade dos C(...)
Para Luis Parente Martins, “a complementaridade de dons é fundamental para que o nosso testemunho seja fiel e seja credível. No fundo, somos um corpo com mãos, com pés, mas cuja cabeça é Jesus Cristo, e isso, de facto, é que nos unifica. Dentro da Igreja Católica temos várias expressões, os nossos irmãos evangélicos e protestantes também têm as suas características próprias, mas todos juntos constituímos um mosaico, que é este mosaico da Igreja de Jesus Cristo”.
Em Sintra esse “mosaico” tem-se construído e não se esgota no encontro nesta semana de janeiro. Os participantes fazem trabalho conjunto ao longo do ano, nomeadamente a nível social e solidário, e têm um novo projeto.
“Iniciámos uma experiência piloto, o ‘Ponto de Encontro’, que é ainda um projeto embrião. Notámos que havia vários problemas: uma duplicação das respostas sociais, em que quase todas se focavam no aspeto económico, mas que havia pouca abertura para as questões relacionais, das famílias, as questões das dependências. Às vezes, havia respostas em duplicado para estas necessidades e carência de respostas para outras. Neste momento, seis comunidades estão organizadas numa rede que tem este ‘Ponto de Encontro’, onde as pessoas apresentam a sua necessidade e depois são encaminhadas”.
Os problemas que ajudam a resolver são diversos. “Por exemplo, crédito pessoal, questões económicas, a questão das relações familiares, da família, problemas matrimoniais, com psicólogos, que em alguns casos são católicos, em outros casos são evangélicos, mas que ajudam as pessoas, não duplicando a oferta que temos, mas tentando cobrir a maior parte das necessidades”.
Estão a dar também atenção às instituições. “Muitas das nossas organizações que têm este pendor social, acabam por ter uma matriz cristã muito frágil. Sentimos isto talvez até mais na Igreja Católica, porque é muito maior, engloba mais pessoas, ao passo que as comunidades cristãs evangélicas são pequenas comunidades, as pessoas que lá trabalham são mais ativas e são membros com maior caminho de discipulado do que nós, católicos. Por isso achámos que era importante também robustecer, cuidar de quem cuida”.
E estão a fazer isso, com encontros ao sábado de manhã. “É um pequeno almoço em comum, onde podemos fazer uma meditação, uma troca de experiências e podemos orar uns pelos outros, para que estas instituições, ditas de matriz cristã, o sejam de facto, e que nos ajudemos uns aos outros a ser mais discípulos, a fazer mais a nossa ação social, não como um ato de solidariedade, mas sim como um ato de fraternidade”.
O XV Encontro Cristão de Sintra vai fechar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sábado, 25 de janeiro, esperando-se a participação do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Luis Parente Martins diz que “ainda há lugares disponíveis”, porque “no Grande Auditório vamos ter 855 lugares, mas iremos fazer transmissão streaming, e se for necessário, há outro auditório que tem mais 300 lugares”.
As reservas de bilhete podem ser feitas em encontrocristao.pt