22 jan, 2025 - 10:26 • Aura Miguel , Olímpia Mairos
O Papa Francisco fez esta quarta-feira um apelo à paz em Gaza e um pensamento de proximidade aos habitantes de Los Angeles.
Na audiência geral, Francisco não se referiu ao cessar-fogo em vigor, mas revelou que no contacto habitual com a paróquia de Gaza, onde permanecem cerca de 600 pessoa, sentiu um ambiente mais distendido.
“Ontem telefonei, como todos os dias, para a paróquia de Gaza. Estavam contentes. Lá dentro, na paróquia e colégio, estão 600 pessoas. Disseram-me: ‘hoje comemos lentilhas com frango’, algo que, nestes tempos, não estavam habituados a comer… só tinham verduras e pouca coisa”, contou o Papa.
Francisco disse ainda que “estavam contentes”, mas pediu: “Rezemos por Gaza e pela paz, paz ali e em tantas outras partes do mundo."
O Santo Padre manifestou também a sua solidariedade para com as vítimas dos incêndios de Los Angeles e lembrou o sofrimento das pessoas afetadas pelos fogos que “devastaram bairros inteiros e comunidades”.
“Quero que saibam que o meu coração está com o povo de Los Angeles que sofreu tanto por causa dos incêndios que devastaram quarteirões inteiros e comunidades e que ainda não acabaram”, disse Francisco.
“Que Nossa Senhora de Guadalupe interceda por todos os habitantes, para que possam ser testemunhas de esperança através da força da diversidade e da criatividade pelas quais são conhecidos em todo o mundo”, completou.
Nas saudações nas várias línguas, o Santo Padre recordou também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, afirmando que “não é fruto dos nossos esforços, mas um dom que devemos pedir ao Pai, para que o mundo creia no seu Filho unigénito, Cristo Salvador”.