24 jan, 2025 - 12:00 • Redação
Um órgão de tubos fabricado em 1802 vai dar o tom para a celebração de 150 anos da paróquia de Valadares, em Vila Nova de Gaia.
Fundada em 4 de julho de 1875, a paróquia começa as celebrações no domingo na expetativa de receber ao longo do ano muitos visitantes.
Numa data tão marcante quanto 150 anos, a paróquia de Valadares destaca o restauro do histórico órgão de tubos, que volta a comunidade em 26 de janeiro, mas só terá a celebração inaugural em 6 de junho.
Fabricado pelo conhecido organeiro Luís António de Carvalho, em 1802, para a Igreja de Cedofeita, o imponente instrumento foi levado para Valadares em 1888, por António José dos Santos de Mangualde. Hoje, está restaurado e compõe o interior da igreja.
Rodeada por jardins e o cemitério paroquial, a igreja tem um estilo clássico e azulejos nas paredes, remetendo a arquitetura do século XIX. No entanto, já passou por diversas remodelações, sendo a mais notável a que ocorreu em ocasião de seu centenário.
O altar principal de talha dourada e madeira chama a atenção, compondo com os cinco altares laterais, arranjos de flor, toalhas de linho e renda cuidadosamente preservadas.
A igreja de Valadares assume-se como um ponto de encontro para todos os fiéis, que celebram sua história durante a Festa em Honra ao Senhor dos Aflitos, realizada anualmente no primeiro domingo de julho.
A bênção ao instrumento com mais de 220 anos será o momento alto das festas, agendado para 6 de julho, quando bispo do Porto, D. Manuel Linda, celebrar uma Eucaristia Solene.
Ao longo de todo o ano, momentos de cultura e lazer são preparados, para celebrar e manter viva a memória paroquial. Conduzidas pelo padre Carlos Alberto da Costa Correia, as festividades pretendem reviver suas tradições e transmitir a importância de conservar as heranças culturais e religiosas.