Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Papa no Jubileu dos Comunicadores. “O vosso trabalho constrói, desde que seja verdadeiro”

25 jan, 2025 - 11:36 • Aura Miguel

Francisco optou por não ler o discurso que tinha preparado, acrescentando apenas breves palavras: "A comunicação não é só sair, é o encontro com o outro".

A+ / A-

Aplausos entusiastas acolheram o Papa para ouvir a sua mensagem, neste primeiro grande encontro do Ano Santo mas Francisco, visivelmente cansado, optou por não ler o discurso. “Perto da hora do almoço, com a barriga a dar horas, confio-vos o texto”.

Em seguida, acrescentou apenas umas breves palavras: "Comunicar é sair um pouco de si próprio para me dar ao outro. A comunicação não é só sair, é o encontro com o outro. Comunicar é uma grande sabedoria. Estou contente com este jubileu dos comunicadores. O vosso trabalho é um trabalho que constrói a sociedade, a Igreja e faz avançar todos, desde que seja verdadeiro”

Apesar de cansaço, o Santo Padre permaneceu ainda muito tempo para saudar os presentes, percorrendo sem pressa as várias filas e o corredor central da Aula Paulo VI.

Antes da chegada do Papa, os participantes no jubileu ouviram dois testemunhos.

A jornalista filipina Maria Ressa, prémio nobel da paz, presa vários anos por não esconder a verdade, sublinhou que

“Sem factos não se pode ter verdade, sem verdade não se pode ter confiança” e que “em estes três aspectos, não se pode ter realidade partilhada, não podemos ter jornalismo e sem comunicação não podemos ter democracia.”

O escritor irlandês, naturalizado americano, Colum McCann, vencedor do National Book Award incentivou todos a contar histórias verdadeiras. “As nossas histórias interessam, podem mudar o curso da história, podem salvar-nos. As histórias são o cimento que nos mantém juntos porque nós não somos nada se não pudermos comunicar uns com os outros”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+