Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cardeal D. Américo Aguiar desafia à inscrição das crianças e jovens na disciplina de EMRC

31 jan, 2025 - 11:56 • Olímpia Mairos

Bispo de Setúbal, afirma que a disciplina é “um contributo inegável e inestimável para uma educação integral e humanista”.

A+ / A-

O cardeal D. Américo Aguiar escreveu, esta sexta-feira, uma mensagem dirigida a pais, sacerdotes e a todos os agentes pastorais da Diocese de Setúbal, desafiando à inscrição das crianças e jovens na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Para o bispo de Setúbal, no contexto de educação integral, “a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), impõe-se na organização da escola em Portugal, como um contributo inegável e inestimável para uma educação integral e humanista”.

“Sendo uma disciplina de oferta obrigatória, mas inscrição facultativa, desafio-vos, enquanto pais, a inscrever os vossos filhos na disciplina de EMRC, usufruindo deste contributo alinhado com as exigências e esperanças do Pacto Educativo Global”, escreve o prelado.

Aludindo a um documento da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Américo Aguiar afirma que a disciplina “ajuda a amadurecer as interrogações sobre o sentido da vida, o conhecimento do facto religioso como elemento estruturante da sociedade num espaço aberto e dialogante com todos”.

“Interpelo também os meus irmãos no sacerdócio e todo o Povo de Deus para, nas suas comunidades, serem portadores deste desafio de inscrição na disciplina de EMRC não como substituição ou alternativa à catequese, mas assumindo a especificidade, distinção e importância de cada uma das propostas como, aliás, vinca a CEP: ‘A relação entre o ensino religioso escolar e a catequese é uma relação de distinção e complementaridade’”, acrescenta.

Na mensagem, o bispo de Setúbal lembra, ainda, que como disciplina curricular da escola, “com a mesma exigência e rigor das demais disciplinas da escola, a EMRC é oferecida a todos os alunos, independentemente da sua diversidade de crenças e opções religiosas: com fé católica ou outra, em situação de procura, indiferentes ou descrentes”.

O cardeal D. Américo Aguiar sublinha, ainda, que a educação é hoje “um dos maiores desafios e responsabilidades que enfrentamos enquanto pais, comunidade e, de modo ainda mais particular, como pais”, notando que “a realidade que enfrentamos é complexa e desafiadora.

“A rapidez das transformações tecnológicas, o impacto das alterações climáticas, as tensões sociais e culturais, a crise de valores éticos e as desigualdades económicas e sociais exigem um novo olhar sobre a realidade, mas também, e sobretudo, sobre a educação”, assinala.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+