Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Revelado o sucessor do príncipe Akim Aga Khan

05 fev, 2025 - 17:04 • Ricardo Vieira

Rahim al-Hussaini Aga Khan V é o novo líder espiritual da comunidade ismaelita.

A+ / A-

Veja também:


O príncipe Rahim al-Hussaini Aga Khan V é o sucessor do líder da comunidade ismaelita Akim Aga Khan, que morreu na terça-feira, em Lisboa.

A informação foi avançada pela comunidade muçulmana ismaili, numa mensagem publicada nas redes sociais.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Rahim al-Hussaini Aga Khan é o "50.º imã hereditário dos muçulmanos xiitas ismaelitas, conforme designado por Mawlana Shah Karim de acordo com a tradição histórica dos muçulmanos xiitas ismaelitas".

O anúncio foi feito na presença da família do imã e dos principais líderes do Jamat, em Lisboa, após a leitura do testamento do príncipe Akim Aga Khan.

O príncipe Rahim vai suceder ao pai Akim Aga Khan, que morreu na terça-feira em Lisboa, como líder dos cerca de 15 milhões de ismaelitas espalhados pelo mundo.

Aga Khan tinha uma relação muito próxima e de amizade com Portugal.

Em 2019, Portugal atribuiu a nacionalidade portuguesa ao príncipe. Dois anos antes, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou Aga Khan com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

O líder dos ismaelitas criou a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKND, na sigla inglesa), com sede em Lisboa. Está envolvida em projetos na área da cultura, património e de apoio a áreas da saúde, sociais e económicas, em vários países, sobretudo, em zonas carenciadas da Ásia, África e Médio Oriente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+