Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bragança-Miranda celebra bodas de ouro sacerdotais do vigário-geral da diocese

07 fev, 2025 - 08:09 • Olímpia Mairos

Para a iniciativa, que se realiza no próximo domingo, a diocese convida todos os fiéis, clero e agentes pastorais.

A+ / A-

A Diocese de Bragança-Miranda vai celebrar, no próximo domingo, as bodas de ouro sacerdotais do vigário-geral diocesano, monsenhor Adelino Fernando Paes.

O programa prevê um momento evocativo, às 16h30, seguido de eucaristia, às 18h00, a que presidirá o bispo D. Nuno Almeida. Às 19h00, na cripta, será servido um porto de honra.

Para a iniciativa, a diocese convida todos os fiéis, clero e agentes pastorais.

O sacerdote Adelino Paes, 78 anos, é natural de Picote, em Miranda do Douro, e frequentou os Seminários de Vinhais, Bragança, Conciliar de Braga, e Olivais, em Lisboa. Formou-se em Teologia Sistemática pela Universidade Católica Portuguesa, e em Teologia Pastoral pelo Instituto Superior de Pastoral, em Madrid.

Foi ordenado presbítero em 1975, por D. Manuel de Jesus Pereira, foi docente e pároco em Bragança (Santos Mártires, Santo Condestável, vicariato de S. Tiago, Castro de Avelãs, Formil, Castanheira e Gostei).

Em 2015 foi nomeado capelão do Papa Francisco tendo-lhe sido atribuído o título de monsenhor.

O monsenhor Adelino Paes é cónego do Cabido da Catedral e constituiu, em 2011, com o seu tio, o cónego Aníbal Folgado, a Fundação Betânia – Centro de Apostólico de Acolhimento e Formação, da qual é presidente.

Ao longo da sua vida exerceu vários cargos pastorais na diocese tendo sido administrador apostólico, entre fevereiro de 2022 e junho de 2023. Atualmente é vigário-geral e presidente do Instituto Diocesano do Clero.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+