06 fev, 2025 - 19:12 • Vasco Bertrand Franco
Um total de 6,2 milhões de peregrinos de 88 países visitaram o Santuário de Fátima, em 2024. Os dados foram revelados esta quinta-feira, no 46.º Encontro dos Hoteleiros de Fátima.
O número é inferior aos 6,8 milhões de 2023, ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que trouxe centenas de milhares de pessoas a Portugal e que levou o Papa Francisco a Fátima.
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No entanto, 2024 registou um aumento na realização de celebrações, que totalizaram 10.813 - um acréscimo de 1.256 face a 2023.
O número de grupos de peregrinos organizados que se inscreveram nos serviços do Santuário aumentou 9,5% em relação ao período homólogo, representando um total de 5.231 grupos provenientes de 88 países: 1.213 portugueses e 4.018 estrangeiros.
De Espanha veio o maior contingente de peregrinos, num total de 40.130 pessoas, seguido da Polónia com 24.224 e dos Estados Unidos com 19.435. Os continentes mais representados foram a Europa, América e Ásia.
Há, ainda, três novos países com peregrinações organizadas: Bahrein, Belize e Montenegro.
Diversas entidades e personalidades marcaram presença no 46.º Encontro dos Hoteleiros de Fátima, como D. José Ornelas, D. António Marto, o presidente da Câmara de Ourém, representantes da GNR, dos Bombeiros e de associações locais.
No encontro foi também apresentada uma síntese económico-financeira, com números provisórios, uma vez que as contas ainda não estão fechadas. O Santuário de Fátima gerou um total de 24,42 milhões de euros, um aumento de quase 11% em relação a 2023.
Já os gastos fixaram-se em cerca de 21,84 milhões de euros, mais 0,6% face ao período homólogo. Entre os gastos, o Santuário revelou que 7,12 milhões de euros foram destinados a despesas com pessoal, 4,37 milhões de euros a depreciações e amortizações e 3,9 milhões de euros em fornecimentos e serviços externos.
Foi ainda revelado que o Santuário investiu um milhão de euros na renovação do sistema de som do recinto de Oração, “com o objetivo de oferecer melhor cobertura sonora e com maior qualidade, mas também de criar redundância no sistema”.
Relativamente à afluência em 2024, constatou-se que os portugueses preferem peregrinar a Fátima no mês de maio, seguido de outubro e setembro. Já os grupos estrangeiros optam maioritariamente por visitar Fátima em outubro, seguido de setembro e maio.
Os peregrinos continuam a preferir participar nas missas oficiais do Santuário e no Rosário seguido da Procissão das Velas, uma tendência recorrente em todas as estatísticas apresentadas nos vários Encontros de Hoteleiros.
A Casa dos Santos Francisco e Jacinta Marto foi o espaço museológico com maior afluência, num total de 411.006 visitantes.
Nas redes sociais do Santuário de Fátima, o Facebook conta com 1,3 milhões de seguidores e um alcance total de publicações de 17,4 milhões.
O Instagram tem 298 mil seguidores e um alcance total estimado de 5,8 milhões de utilizadores, o YouTube tem 295 mil subscritores e 9,4 milhões de visualizações o no site do Santuário com 1,4 milhões de utilizadores ativos e 8,4 milhões de páginas visualizadas.