21 fev, 2025 - 16:51 • Aura Miguel (enviada a Roma) , com Ricardo Vieira
O Papa Francisco não corre perigo de vida, mas vai continuar internado na Clínica Gemelli, em Roma, durante pelo menos mais uma semana, explicaram esta sexta-feira os médicos, em conferência de imprensa.
"Ele está fora de perigo? Não. Mas se a pergunta for: 'ele está em perigo de morte', a resposta é 'não'", afirmou o médico Sergio Alfieri.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O Santo Padre está internado há uma semana - desde 14 de fevereiro - e vai continuar na Clínica Gemelli a receber os tratamentos adequados para debelar uma pneumonia bilateral.
O Papa mantém a "boa disposição", mas é um paciente "frágil" devido à idade, 88 anos, e aos seus problemas de saúde, referiram os médicos, na conferência de imprensa desta sexta-feira.
Francisco vai continuar internado durante, pelo menos, mais uma semana. Os médicos estão vigilantes porque o estado de saúde pode mudar a cada dia, sublinham.
Esclareceram também que Jorge Mario Bergoglio não está ligado à máquina para receber auxílio respiratório. O Papa consegue levantar-se da cama e sentar-se na cadeira para trabalhar. Ao nível alimentar, mantém o apetite, foi relatado.
O médico Sergio Alfieri esclarece que o Papa não tem sépsis, uma condição potencialmente fatal quando um corpo responde a uma infeção, mas há sempre o risco de a infeção se espalhar.
Os médicos sublinham que o Papa faz questão que o seu estado de saúde seja revelado ao mundo, "sem esconder nada", e pedem que a comunicação social só divulgue informação oficial e não "notícias falsas".
Não serão divulgadas imagens de Francisco no hospital por respeito pela sua privacidade e caberá ao Papa decidir se vai presidir à celebração do Angelus, no domingo, de acordo com os especialistas da Clínica Gemelli.