Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pastoral Universitária de Lisboa promove ciclo de conversas sobre a esperança

21 fev, 2025 - 11:58 • Olímpia Mairos

Iniciativa conta com seis sessões, na última quinta-feira de cada mês, com personalidades do mundo académico.

A+ / A-

A Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa vai promover um ciclo de conversas sobre a esperança para professores e investigadores.

A iniciativa denominada “Creio na Universidade” surge em contexto de Ano Jubilar da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e contempla seis sessões mensais com o contributo de “personalidades relevantes do mundo académico, em conversas sobre a Esperança nas respetivas áreas do saber”.

Em comunicado, é explicado que “com a finalidade de marcar a vivência do Jubileu, a Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa convidou 12 personalidades, na sua esmagadora maioria figuras de relevo no contexto do Ensino Superior e da investigação científica em Portugal, para conversas abertas sobre a Esperança”.

“Creio na Universidade” arranca em fevereiro e vai prolongar-se até setembro. É uma proposta dirigida especialmente aos docentes e aos investigadores das universidades e politécnicos de Lisboa.

Dos oradores convidados fazem parte, entre muitos outros, D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, o antigo diretor da Faculdade de Letras Miguel Tamen, o médico António Sarmento e o músico Manuel Fúria.

As sessões mensais decorrerão ao fim da tarde, na última quinta-feira de cada mês, no Auditório da Cantina Velha da Universidade de Lisboa.

Segundo os organizadores, a Cidade Universitária, onde está situado o auditório, “é o lugar certo para acolher uma iniciativa deste género, porque obriga a que a Igreja se veja ‘em saída’, como tem insistido o Papa Francisco, e permite que a Universidade, simbolicamente, se torne anfitriã de toda a reflexão humana”.

Ainda segundo a organização, as sessões desta iniciativa começam com um convite para lanchar, pelas 18h30. Segue-se a conversa entre os dois oradores convidados, um tempo de diálogo em espírito sinodal, em pequenos grupos, terminando com respostas a perguntas do público.

Por fim, os organizadores desta iniciativa destacam que “os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo e os inúmeros séculos em que no Ocidente se acredita que é possível conhecer a verdade não são acontecimentos independentes. Acreditamos que as duas coisas estão intimamente ligadas e, em ano de Jubileu, queremos ir mais longe nessa convicção”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+