Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vaticano

Estado de saúde "continua crítico". Papa tem insuficiência renal "controlada"

23 fev, 2025 - 18:16 • Aura Miguel , no Vaticano, e Ana Catarina André

Em comunicado, a sala de imprensa do Vaticano diz que as análises mostram uma insuficiência renal que está, neste momento, controlada. Francisco continua a receber oxigénio de alto fluxo.

A+ / A-

Resumo: o que se sabe até agora

  • As análises mostram que Francisco tem uma insuficiência renal que, neste momento, está controlada
  • Estado de saúde do Papa "continua crítico", mas sem novas crises respiratórias
  • O Santo Padre passou uma “noite tranquila e descansou” de acordo com o comunicado do Vaticano desta manhã;
  • No sábado, o Papa viveu o dia mais delicado desde que está internado;
  • O estado de saúde do Papa foi considerado crítico, tendo sido referido pelo Vaticano que não está fora de perigo;
  • Ao longo de sábado, Francisco teve uma crise asmática e recebeu oxigénio de alto fluxo para combater a insuficiência respiratória;
  • Além do oxigénio, recebeu transfusões de sangue e passou o dia de sábado com dores;
  • Apesar do estado crítico, Francisco passou o sábado sentado numa poltrona;
  • Este é o segundo domingo em que o Papa Francisco não assume a leitura do Angelus.

O estado de saúde do Papa "continua crítico", mas sem novas crises respiratórias, revelou o Vaticano este domingo à tarde. Em comunicado, a sala de imprensa adianta que o prognóstico permanece reservado, devido à "complexidade do quadro clínico" e à "espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado". Ainda assim, Francisco continua vigilante e bem orientado.

As análises revelam que houve um aumento do valor da hemoglobina, na sequência da transfusão de sangue realizada. “A trombocitopenia [número reduzido de plaquetas] permanece estável. No entanto, as análises sanguíneas mostram uma insuficiência renal em estado inicial, leve, que está atualmente controlada”, lê-se na nota que adianta, ainda, que o Papa continua a receber oxigénio de alto fluxo.

Este domingo de manhã, revela o comunicado, Francisco participou na missa, no 10º andar do Hospital Gemelli, onde está internado.

No boletim da manhã, o Vaticano tinha esclarecido que Francisco permanecia em situação crítica, mas sem necessidade de ser entubado. Fontes do Vaticano confirmaram, este domingo de manhã, que o Papa estava a receber oxigénio "de alto fluxo" através de pequenos adaptadores nasais, devido à crise asmática de sábado.

Papa Francisco teve "noite tranquila" e conseguiu repousar

O Papa passou uma "noite tranquila" e conseguiu repousar, foi inicialmente avançado este domingo de manhã pelo Vaticano.

Diariamente, pelas 7h00 de Portugal, o Vaticano divulga, através do Telegram, uma breve frase sobre o estado de saúde de Francisco. A deste domingo dizia apenas que "a noite foi passada tranquilamente" e que "o Papa descansou". Francisco está hospitalizado na Clínica Gemelli, em Roma, há mais de uma semana.

No sábado, viveu o dia mais delicado desde que está internado, tendo passado o dia com dores. As informações avançadas pelo Vaticano, nessa data, davam conta de que Francisco teve uma crise respiratória asmática e continuava "em estado crítico". Além disso, o comunicado do Vaticano informava que foi necessário reforçar o oxigénio e foram feitas transfusões de sangue ao Papa.

Apesar do estado crítico, Francisco passou o sábado sentado numa poltrona.

O Papa Francisco foi internado a 14 de fevereiro com uma bronquite. Mais tarde, foi divulgado que teria desenvolvido pneumonia bilateral (nos dois pulmões). Esta é a quarta hospitalização do Santo Padre desde 2021.

Pelo segundo domingo consecutivo, o Papa não fez a habitual recitação do Angelus, na Praça de São Pedro, sendo divulgado posteriormente um texto com a reflexão do Papa. Prosseguiram, no entanto, as celebrações do Jubileu no Vaticano. Este domingo, o Papa Francisco foi substituído pelo pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella, na missa dedicada aos diáconos, na Basílica de São Pedro.

O cardeal vigário Baldassare Reina convidou, este domingo, os fiéis para "participarem espiritualmente" na Missa que irá celebrar às 17h30 (hora de Itália, 16h30 em Portugal), na Basílica de São João de Latrão. "Em comunhão de fé e oração, cada um na sua comunidade, elevaremos ao Senhor a nossa súplica pelo Santo Padre, para que Ele o sustente com a Sua graça e o encha da força necessária para superar este momento de provação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+