26 fev, 2025 - 17:59 • Aura Miguel, enviada especial a Roma
Apesar de internado e em estado crítico, o Papa Francisco continua a governar. Ao longo destes dias, o boletim da Santa Sé tem anunciado a criação de novos bispos para várias dioceses no mundo, bem como a assinatura dos decretos para a canonização e a beatificação de novos santos e beatos.
Há poucos dias, o secretário de Estado e o substituto da Secretaria de Estado do Vaticano foram a despacho com o Papa, no 10.º andar do Hospital Gemelli, em Roma, onde o Papa está internado, e hoje foi anunciada a instituição de uma comissão para incentivar doações à Santa Sé. O documento autógrafo, publicado esta quarta-feira, tem a data de 11 de fevereiro de 2025.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A “Commissio de donationibus pro Sancta Sede” tem a tarefa específica de “incentivar doações com campanhas específicas entre os fiéis, Conferências Episcopais e outros potenciais benfeitores, destacando sua importância para a missão e para as obras de caridade da Sé Apostólica”, lê-se no texto oficial.
Insuficiência renal está resolvida, mas o prognóst(...)
Outro dos objetivos passa por “arrecadar fundos de doadores dispostos para projetos específicos apresentados pelas Instituições da Cúria Romana e pelo Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano”.
O documento do Papa refere que a comissão “determinará anualmente as campanhas de sensibilização e de angariação de fundos a lançar, identificando as áreas operacionais e as modalidades de execução e definindo a programação de toda ou parte das atividades”.
Esta comissão será composta por seis membros, cinco deles foram nomeados esta quarta-feira, e responde diretamente ao Papa.
Recentemente, Francisco tinha alertado para a situação financeira do Vaticano, cujo défice, segundo a imprensa italiana, ronda os 83 milhões de euros.
De acordo com o mais recente boletim do Vaticano, divulgado esta quarta-feira ao final da tarde, o estado de saúde do Papa Francisco melhorou ligeiramente nas últimas 24 horas.