Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Santuário de Fátima promove retiro para ajudar a viver a Quaresma

26 fev, 2025 - 07:53 • Olímpia Mairos

Iniciativa vai desafiar a “rezar a vida como caminho pascal em direção ao horizonte da esperança”.

A+ / A-

O Santuário de Fátima vai promover um retiro de Quaresma, no fim-de-semana de 14 a 16 de março, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, para ajudar a viver melhor este tempo litúrgico.

Segundo o Santuário, a iniciativa, que será orientada pelo padre Ronaldo Araújo, capelão do Santuário de Fátima, vai desafiar a “rezar a vida como caminho pascal em direção ao horizonte da esperança”.

Tendo como mote “A experiência do Êxodo como caminho de esperança”, o encontro é inspirado na experiência de saída do povo de Israel da terra da escravidão e na caminhada de Jesus no deserto, destacando a oração, o jejum e a esmola como meios que marcam o “tempo de êxodo espiritual da Quaresma”.

“Decalcado do Êxodo do povo de Israel e do itinerário que Jesus fez, impelido pelo Espírito depois do Batismo no Jordão, o tempo da Quaresma é-nos oferecido em Igreja como um caminho de esperança, um tempo particularmente favorável para nos prepararmos para a Páscoa de Cristo e, abraçando o seu mistério pascal, prepararmos nele a nossa Páscoa”, lê-se na sinopse do encontro.

O apelo à conversão do coração e da vida que Nossa Senhora propôs aos Pastorinhos está também presente no enquadramento do encontro.

O retiro tem início com o jantar da noite de sexta-feira, seguindo-se o primeiro encontro. Para sábado são propostos outros três encontros, intercalados por momentos de oração, uma via-sacra e a recitação do Rosário, ao fim do dia, na Capelinha das Aparições. Na manhã de domingo realiza-se o último encontro do retiro, que termina com uma missa e um momento de partilha.

O retiro é organizado pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, no âmbito das propostas da Escola do Santuário.

As Casas de Retiros do Santuário estão disponíveis para alojamento dos participantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+