26 fev, 2025 - 07:53 • Olímpia Mairos
O Santuário de Fátima vai promover um retiro de Quaresma, no fim-de-semana de 14 a 16 de março, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, para ajudar a viver melhor este tempo litúrgico.
Segundo o Santuário, a iniciativa, que será orientada pelo padre Ronaldo Araújo, capelão do Santuário de Fátima, vai desafiar a “rezar a vida como caminho pascal em direção ao horizonte da esperança”.
Tendo como mote “A experiência do Êxodo como caminho de esperança”, o encontro é inspirado na experiência de saída do povo de Israel da terra da escravidão e na caminhada de Jesus no deserto, destacando a oração, o jejum e a esmola como meios que marcam o “tempo de êxodo espiritual da Quaresma”.
“Decalcado do Êxodo do povo de Israel e do itinerário que Jesus fez, impelido pelo Espírito depois do Batismo no Jordão, o tempo da Quaresma é-nos oferecido em Igreja como um caminho de esperança, um tempo particularmente favorável para nos prepararmos para a Páscoa de Cristo e, abraçando o seu mistério pascal, prepararmos nele a nossa Páscoa”, lê-se na sinopse do encontro.
O apelo à conversão do coração e da vida que Nossa Senhora propôs aos Pastorinhos está também presente no enquadramento do encontro.
O retiro tem início com o jantar da noite de sexta-feira, seguindo-se o primeiro encontro. Para sábado são propostos outros três encontros, intercalados por momentos de oração, uma via-sacra e a recitação do Rosário, ao fim do dia, na Capelinha das Aparições. Na manhã de domingo realiza-se o último encontro do retiro, que termina com uma missa e um momento de partilha.
O retiro é organizado pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, no âmbito das propostas da Escola do Santuário.
As Casas de Retiros do Santuário estão disponíveis para alojamento dos participantes.