Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Patriarca vai abençoar a cidade de Lisboa no próximo domingo

19 mar, 2025 - 11:44 • Olímpia Mairos

Cerimónia vai decorrer no final da Procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça.

A+ / A-

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai abençoar a cidade com o Santo Lenho, uma relíquia da Cruz em que Jesus Cristo foi crucificado.

A cerimónia vai decorrer no final da Procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça, no próximo domingo.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“A partir das 14h30, na Igreja de São Roque, no Bairro Alto, haverá a recitação do Terço, a que se segue, às 15h00, a procissão até à Igreja da Graça, percorrendo diversas artérias da cidade, com paragem junto de sete ‘Passos’: Igreja de São Roque, Igreja da Encarnação, Igreja de São Domingos, Ermida de Nossa Senhora da Saúde, Passo do Terreirinho (Rua dos Cavaleiros), Casa de São João de Brito (a Santo André) e Igreja da Graça”, refere a nota do Patriarcado de Lisboa.

Promovida pela Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, a procissão realiza-se ininterruptamente desde 1587 e é considerada “a mais antiga tradição continuada de Lisboa”.

“Junte-se a nós, percorrendo o caminho do pretório ao Calvário, naquela que é a maior e mais antiga manifestação quaresmal do Patriarcado de Lisboa”, convida a organização.

No final da procissão, D. Rui Valério vai presidir à Missa, na Igreja da Graça.

Esta procissão teve início em 1587, por iniciativa de Luís Álvares de Andrade, que no ano anterior instituiu a Real Irmandade dos Passos da Graça na igreja e convento da Graça, em Lisboa. É a primeira procissão de Passos em antiguidade, precursora das procissões espalhadas por Portugal e pelo mundo, e a principal da Quaresma a realizar-se na cidade de Lisboa ao longo dos tempos, e continua a atrair sempre largas centenas de fiéis, não só lisboetas.

À forte dimensão espiritual da procissão, que evoca a Paixão e morte de Cristo, alia-se o valor artístico das várias peças que o cortejo integra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+