Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Santarém acolhe encontro nacional de estudantes de Educação Moral e Religiosa Católica

25 mar, 2025 - 08:28 • Olímpia Mairos

Iniciativa conta com a participação de três mil alunos e convida a “olhar o alto e o horizonte”.

A+ / A-

“Horizontes da Esperança” é o tema do décimo terceiro encontro de alunos de EMRC do Ensino Secundário (XIII ENES) marcado para os dias 28 e 29 de março.

Segundo a organização, mais de oito dezenas de escolas e mais de três mil participantes vão refletir, em Santarém, sobre a “Esperança”, num mundo em clara “tensão” e com “sinais preocupantes”.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Queremos que estes dois dias permitam aos alunos reconhecerem-se como peregrinos de e em esperança. É nesta linha que vai, aliás a Nota Pastoral, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e que nos desafia a assumir compromissos que nos mobilizem e nos desinstalem”, explica ao Educris António Cordeiro, coordenador do Departamento da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Numa organização que vai dar a conhecer aos alunos, vindos de todo o país, o melhor da “capital do Ribatejo”, foi criado um imaginário que convida a “subir, a olhar o alto e a alargar os horizontes”.

Para António Cordeiro, “Educação e esperança são tarefa e horizonte em movimento global. Não dispensa o nós ao ser para muitos”.

Quem educa antecipa o amanhã do melhor que são e sonham os alunos. É uma aprendizagem em movimento paciente. Estamos todos em caminho”, assinala.

A iniciativa pretende “ser referência educativa da disciplina de EMRC para lá da sala, para lá da escola, e em crescente humanização cristã da cidade”, completa.

Com início no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), na tarde da próxima sexta-feira, os alunos podem contar com “muitos ateliers e surpresas” num “encontro que é de festa e que permite aprofundar as razões da esperança”.

De acordo com Sérgio Martins da equipa nacional da EMRC e coordenador da atividade, o desafio do XIII ENES “comporta a alegria de podermos estar juntos, de estar com os nossos alunos e celebrar estes horizontes de esperança, que queremos que eles vivam e experimentem em Santarém”.

“O CNEMA vai receber-nos e mostrarmos o melhor da região, desde a cultura, passando pela arte, as tradições destas terras e destas gentes que do grande planalto de Santarém contemplam a lezíria e veem mais alto e mais longe”, aponta.

No dia 29 de março, sábado, o dia começa cedo para os mais novos que fazem “uma verdadeira invasão pacifica da cidade escalabitana embrenhando-se nas suas ruas, conhecendo os seus monumentos, as suas gentes e história e contando com novas experiências e algumas surpresas para refletir”, indica.

Para as 12h00 está marcada uma grande concentração junto ao largo da Sé seguida de uma “caminhada pela vida”, até ao Quartel de Santarém.

O que desejamos é que seja o momento em que os mais novos descubram em caminhos de liberdade, de si, dos outros e de Deus, num momento em que a própria Diocese celebra 50 anos. Que possam fazer estes percursos e descobertas e as levem para as suas comunidades educativas”, completa.

Pela primeira vez vão estar presentes alunos do Funchal o que permite ter “quase todas as regiões e Dioceses Portuguesas representadas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+