Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Caminhada Pela Vida: Patriarca de Lisboa e bispo de Setúbal apelam à participação

26 mar, 2025 - 19:43 • Henrique Cunha

D. Rui Valério e o cardeal D. Américo Aguiar publicaram, esta quarta-feira, dois vídeos a apelar à presença na iniciativa nascida no contexto dos referendos ao aborto e que vai decorrer em 13 cidades de Portugal.

A+ / A-

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e o bispo de Setúbal. D. Américo Aguiar, apelam à participação na Caminhada Pela Vida, marcada para o próximo sábado, 29 de março, em 13 cidades.

Num vídeo publicado no Facebook da Plataforma Caminhada pela Vida, D. Rui Valério recorda que “estamos a viver num tempo em que a vida nos convida para a gratidão”, e que “a vida é um dom, é um dom gratuito, incomensurável, é um dom que nós não construímos, mas que recebemos”.

“Estamos num tempo em que a vida nos convoca e desafia para a contemplação, para olharmos para a própria vida com profundidade e, ao mesmo tempo, mobilizados a uma atitude de fraternidade e construtiva”, prossegue.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O patriarca de Lisboa sublinha que “estamos num tempo em que a vida nos mobiliza para a missão”, e que “essa dimensão, suscitada pela vida, é a mais pertinente e atual”, o que significa “a necessidade de defender a vida, de protegê-la”.

“E tu podes fazê-lo participando no próximo sábado, dia 29 de março, às 15h00, na Caminhada pela Vida”, acrescenta.

“Participar nesta caminhada é deixar-se envolver na missão de defender, de proteger e de promover a vida”, reforça.

D. Rui Valério lembra que a “a vida é um dom de Deus, é um caminho para irmos ao encontro dos outros”. E neste ano jubilar, termina a sua publicação citando o Papa Francisco:” Olhar para o futuro com esperança equivale a ter também uma visão da vida carregada de entusiasmo para transmitir”.

Por sua vez, o cardeal D. Américo Aguiar gravou o seu depoimento, precisamente, no local onde vai começar a Caminhada de sábado, na Praça Luís de Camões, em Lisboa.

O também bispo de Setúbal diz que "ninguém está dispensado" de participar na iniciativa.

“No próximo sábado, 29 de março, será aqui o local da concentração da Caminhada pela Vida, na Praça Luís de Camões, em Lisboa. Quero convidar a todos, todos, todos, todos, os católicos, os cristãos, os homens e mulheres de boa vontade, a darem testemunho desta vida que queremos plena. Uma vida da concepção à morte natural. E não uma sociedade que se queira enraizar, que se queira estruturar entre uma pílula do dia seguinte ou uma pílula do último dia”, começa por afirmar.

Cardeal D. Américo Aguiar convida à participação na Caminhada pela Vida
"Queremos convidar todos para uma vida plena. Uma vida da concessão à morte natural. E não uma sociedade que se queira enraizar, que se queira estruturar entre uma pílula do dia seguinte ou uma pílula do último dia”

O cardeal D. Américo Aguiar garante que a Igreja não impõe, mas adianta que o objetivo é propor “a toda a sociedade, a todos os homens e mulheres de boa vontade, esta vida toda, esta vida plena, esta vida no coração de Deus, da concessão à morte natural”.

“Somos todos convidados e ninguém está dispensado a fazer esta proposta de Cristo vivo, esta proposta do Evangelho, de uma vida plena da concessão à morte natural”, conclui.

A Caminhada pela Vida, nascida no contexto dos referendos ao aborto, realiza-se desde 2012. Este ano vai ocorrer em 13 cidades em simultâneo, com início às 15h00.

Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu são as cidades que aderiram este ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+