26 mar, 2025 - 19:43 • Henrique Cunha
O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e o bispo de Setúbal. D. Américo Aguiar, apelam à participação na Caminhada Pela Vida, marcada para o próximo sábado, 29 de março, em 13 cidades.
Num vídeo publicado no Facebook da Plataforma Caminhada pela Vida, D. Rui Valério recorda que “estamos a viver num tempo em que a vida nos convida para a gratidão”, e que “a vida é um dom, é um dom gratuito, incomensurável, é um dom que nós não construímos, mas que recebemos”.
“Estamos num tempo em que a vida nos convoca e desafia para a contemplação, para olharmos para a própria vida com profundidade e, ao mesmo tempo, mobilizados a uma atitude de fraternidade e construtiva”, prossegue.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O patriarca de Lisboa sublinha que “estamos num tempo em que a vida nos mobiliza para a missão”, e que “essa dimensão, suscitada pela vida, é a mais pertinente e atual”, o que significa “a necessidade de defender a vida, de protegê-la”.
“E tu podes fazê-lo participando no próximo sábado, dia 29 de março, às 15h00, na Caminhada pela Vida”, acrescenta.
“Participar nesta caminhada é deixar-se envolver na missão de defender, de proteger e de promover a vida”, reforça.
D. Rui Valério lembra que a “a vida é um dom de Deus, é um caminho para irmos ao encontro dos outros”. E neste ano jubilar, termina a sua publicação citando o Papa Francisco:” Olhar para o futuro com esperança equivale a ter também uma visão da vida carregada de entusiasmo para transmitir”.
Por sua vez, o cardeal D. Américo Aguiar gravou o seu depoimento, precisamente, no local onde vai começar a Caminhada de sábado, na Praça Luís de Camões, em Lisboa.
O também bispo de Setúbal diz que "ninguém está dispensado" de participar na iniciativa.
“No próximo sábado, 29 de março, será aqui o local da concentração da Caminhada pela Vida, na Praça Luís de Camões, em Lisboa. Quero convidar a todos, todos, todos, todos, os católicos, os cristãos, os homens e mulheres de boa vontade, a darem testemunho desta vida que queremos plena. Uma vida da concepção à morte natural. E não uma sociedade que se queira enraizar, que se queira estruturar entre uma pílula do dia seguinte ou uma pílula do último dia”, começa por afirmar.
O cardeal D. Américo Aguiar garante que a Igreja não impõe, mas adianta que o objetivo é propor “a toda a sociedade, a todos os homens e mulheres de boa vontade, esta vida toda, esta vida plena, esta vida no coração de Deus, da concessão à morte natural”.
“Somos todos convidados e ninguém está dispensado a fazer esta proposta de Cristo vivo, esta proposta do Evangelho, de uma vida plena da concessão à morte natural”, conclui.
A Caminhada pela Vida, nascida no contexto dos referendos ao aborto, realiza-se desde 2012. Este ano vai ocorrer em 13 cidades em simultâneo, com início às 15h00.
Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu são as cidades que aderiram este ano.