28 mar, 2025 - 20:15 • Ana Catarina André , Fábio Monteiro
D. Rui Valério defendeu, esta sexta-feira, que o excedente orçamental deve ser utilizado para dar respostas concretas a quem mais precisa, apelando a uma visão estruturada e ambiciosa no combate à pobreza em Portugal.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O patriarca de Lisboa falou à Renascença e à Ecclesia, à margem do Congresso Nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), que decorre até sábado, em Lisboa.
“Estou plenamente de acordo que haja aí uma estratégia de investimento para que aquilo que é o tal excedente seja não para ir fazendo uns biscates, desculpem-me a expressão, mas para se mobilizar numa estratégia global de promoção de trabalho, de projetos, de respostas para quem necessita”, afirmou.
Questionado sobre a nova estratégia europeia de combate à pobreza, apresentada esta sexta-feira, D. Rui Valério defendeu que não se pode continuar a aplicar soluções temporárias, considerando essencial uma atuação concertada entre instituições e governos.
Entrevista a João Pedro Tavares
Em entrevista à Renascença, por ocasião do Congres(...)
“O desafio da pobreza, hoje em dia, só numa conjugação de esforços, realmente num acordo global, é possível enfrentar. Se não for assim, nós continuamos a andar a tapar o sol com a peneira. Continuaremos numa política de remendos, porque não pode ser”, declarou.
O patriarca alertou ainda para os efeitos da globalização sobre os mais vulneráveis: “Hoje temos que ter a noção que a globalização não alcançou só determinados sectores da sociedade, os pobres também são vítimas dessa globalização.”
A propósito da campanha eleitoral para as legislativas de 18 de maio, D. Rui Valério apelou a que o combate à pobreza seja uma prioridade no debate político.
“Hoje a pobreza está dentro de famílias inteiras, de trabalhadores inclusivamente. E, portanto, tem obrigatoriamente de fazer parte do caminho, do processo e da campanha”, sublinhou.
O Congresso Nacional da ACEGE reúne mais de 400 empresários cristãos e decorre sob o tema “Empresas com Propósito – Um compromisso com a Pessoa”.