Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vaticano divulga calendário da Semana Santa sem referir o Papa

27 mar, 2025 - 12:48 • Aura Miguel

Várias dúvidas se levantam, relacionadas com a participação do Papa em atos de importância canónica como a Benção Urbi et Orbi e a canonização de Carlo Acutis.

A+ / A-

O Vaticano publicou esta quinta-feira o calendário das celebrações da Semana Santa sem, no entanto, referir se o Santo Padre vai ou não participar.

Aos jornalistas, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou, esta manhã, que “é preciso ver como evoluem as condições de saúde do Papa nas próximas semanas, de modo a permitirem uma sua eventual presença, e em que termos, nos ritos da Semana Santa.”

O calendário não inclui a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira santa, uma vez que Francisco nunca a celebrou dentro do Vaticano, mas em diversos estabelecimentos prisionais ou hospitais. Todas as outras celebrações da Semana Santa terão lugar na Basílica, ou na Praça de São Pedro.

A propósito deste calendário, várias dúvidas se levantam agora, relacionadas com a participação do Papa em atos de importância canónica, unicamente exclusivas do Santo Padre, como a Benção Urbi et Orbi, prevista para a manhã do domingo de Páscoa e a canonização de Carlo Acutis, anunciada para o domingo 27 de abril, na Praça de São Pedro.

Fontes vaticanas referem que o assunto está a ser estudado, remetendo para um decisão nas próximas semanas. Também nada adiantaram sobre a convalescença de Francisco na Casa Santa Marta, desde que regressou no passado domingo, após seis semanas de internamento hospitalar.

Para amanhã, prevê-se uma atualização sobre as suas condições de saúde e eventuais detalhes sobre o seu dia-a-dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • biague
    27 mar, 2025 potugues 13:56
    papa no ca vii ele na mihavida
  • Maria Pereira
    27 mar, 2025 Vila Baleira 13:21
    Acho que o NOSSO PAPA FRANCISCO DEVE DECIDIR, ELE SÓ. SE BEM QUE O MÉDICO TEM SEMPRE ALGO A DIZER. NÃO DEVE SE CANSAR COM TANTOS TRABALHOS, BASTA OS QUE SÃO ESSENCIAIS. DEUS COMPREENDE.

Destaques V+