Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Patriarcado de Lisboa convoca os cristãos para o Dia Jubilar Diocesano

02 abr, 2025 - 09:25 • Olímpia Mairos

O programa inclui diversas atividades, durante todo o dia, com o momento alto na celebração da missa pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.

A+ / A-

O Patriarcado de Lisboa marcou para o dia 31 de maio o Dia Jubilar Diocesano. A iniciativa denominada “Vem Ver” pretende ser “uma grande jornada de celebração do jubileu na Igreja de Lisboa”.

“Uma reunião da diocese de portas abertas a quem queira conhecer as razões da nossa esperança. Um dia marcado pela oração, pelo serviço e pela alegria, mas também pelo anúncio”, lê-se no site do patriarcado.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O programa inclui diversas atividades, durante todo o dia, com o momento alto na celebração da missa pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.

Durante a manhã será possível escolher os eventos em que participar: propostas de oração, iniciativas de solidariedade, conferências e workshops, desafios para os mais novos, eventos desportivos, gestos pela terra.

De tarde, nos jardins do Estoril haverá um momento de celebração: o teatro da Missão País e a Eucaristia. A noite encerra com concertos e um arraial.

Na carta que dirigiu aos fiéis, o patriarca de Lisboa, citando a Bula de convocação do Ano Jubilar escreve que “A vida cristã é um caminho, que precisa também de momentos fortes para nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus”.

“Um dos momentos fortes no Patriarcado de Lisboa neste ano 2025 será o Dia Jubilar Diocesano, marcado para dia 31 de maio”, realça.

Segundo D. Rui Valério, “estes momentos celebrativos oferecem um sinal importante de Igreja: pessoas de todos os lugares do patriarcado e de todas as faixas etárias, reunidas com o seu bispo para testemunhar Cristo Vivo, nossa Esperança”.

“De forma particular, neste Ano Jubilar, a Igreja é chamada a ser sinal de harmonia e concórdia no meio da nossa sociedade, pelo que este momento constitui-se também, no seu simbolismo, numa oportunidade evangelizadora”, acrescenta.

O patriarca convoca, por isso, “todas as paróquias e comunidades cristãs para participar no Dia Jubilar Diocesano” e pede “de forma particular aos párocos que na programação pastoral tenham em atenção não marcar outras atividades para este dia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+