Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eleições Legislativas

Pastoral Juvenil. Cuidado da casa comum, pobreza e exclusão social no centro das preocupações dos jovens

15 abr, 2025 - 08:15 • Henrique Cunha

Encontro do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil com juventudes partidárias aproveitado para reforço no apelo à participação dos jovens na política.

A+ / A-

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) promoveu um ciclo de encontros com os representantes das juventudes partidárias da JCP, JL, JP, JS e JSD.

Numa nota, o DNPJ sublinha que “estes momentos de diálogo tiveram como principais objetivos partilhar as preocupações e aspirações dos jovens cristãos identificadas pelo trabalho de proximidade do Departamento, conhecer as propostas das juventudes partidárias no âmbito dos respetivos programas eleitorais e refletir, em conjunto, sobre os desafios que impactam a vida dos jovens e o seu papel na transformação da sociedade”.

Nos encontros, foi entregue pelo DNPJ a cada uma das juventudes partidárias a Exortação Apostólica do Papa Francisco aos jovens – Cristo Vive, num gesto que “reforça a convicção de que a fé cristã tem muito a oferecer ao mundo contemporâneo e que os jovens têm um papel insubstituível na renovação da sociedade e da própria Igreja”.

Entre os temas abordados durante os encontros, destacou-se a preocupação com o cuidado da casa comum, a pobreza e a exclusão social em Portugal, realidades que “afetam profundamente os jovens e limitam o seu acesso a condições dignas de vida e de futuro”.

Na sua nota, o DNPJ reafirma “o seu compromisso em continuar a construir pontes, escutar ativamente os jovens e criar oportunidades de diálogo transformador com todos os que, com sentido de missão, trabalham pelo futuro das novas gerações”.

A Pastoral Juvenil termina o documento com um apelo “aos jovens cristãos para que se envolvam ativamente nos processos eleitorais que se avizinham, fazendo ouvir a sua voz e participando no processo democrático, votando, com responsabilidade e cidadania”. “Pedimos também que, ao se envolverem, escutem atentamente os responsáveis políticos, discernindo as propostas e refletindo sobre a melhor opção para o bem comum”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+