Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Missa Crismal

​Papa aos sacerdotes: “Em cada um de nós, Deus abre um jubileu”

17 abr, 2025 - 10:30 • Aura Miguel

A mensagem de Francisco foi deixada na homilia da Missa Crismal celebrada esta manhã, na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Domenico Calcagno, presidente emérito da Administração do Património da Sé Apostólica.

A+ / A-

O Papa sublinhou, esta quinta-feira, a importância decisiva do Jubileu para a vida dos sacerdotes e de todo o povo de Deus.

A mensagem de Francisco foi deixada na homilia da Missa Crismal celebrada esta manhã, na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Domenico Calcagno, presidente emérito da Administração do Património da Sé Apostólica.

A eucaristia foi concelebrada por 1.800 padres que renovaram os seus votos sacerdotais, como sempre acontece na manhã de Quinta-feira Santa.

Na homilia preparada pelo Papa e lida pelo cardeal Calcagno, é pedida aos padres uma especial docilidade perante Deus. “Quando nos deixamos instruir por Ele, o nosso ministério torna-se um ministério de esperança porque, em cada uma das nossas histórias, Deus abre um jubileu, isto é, um tempo e um oásis de graça. Perguntemo-nos: estou a aprender a ler minha vida ou tenho medo de o fazer?”, escreve Francisco.

O Papa acrescenta, de imediato: “Quando o jubileu começa na nossa vida, todo um povo encontra descanso: não só uma vez a cada vinte e cinco anos - assim o espero! - mas na proximidade quotidiana do padre ao seu povo, na qual se cumprem as profecias de justiça e paz."

O Santo Padre sublinha que a Bíblia dever ser “a nossa primeira casa” pois nela, “cada um de nós tem páginas que lhe são mais caras, o que é bom e importante”.

Por isso, os sacerdotes devem ajudar também os outros a encontrar as páginas das suas vidas: “Por exemplo, os noivos, quando escolhem as leituras do seu matrimónio ou aqueles que estão de luto e procuram passagens para confiar a pessoa falecida à misericórdia de Deus e às orações da comunidade. Geralmente, há uma página vocacional no início do caminho de cada um de nós. Através dela, se a conservamos, Deus continua a chamar-nos para que o amor não se enfraqueça”, sublinhou.

O Papa pede aos fiéis que rezem pela alegria dos sacerdotes. “Que chegue até vós a libertação prometida pelas Escrituras e alimentada pelos Sacramentos. Muitos medos habitam em nós e terríveis injustiças nos rodeiam, mas um mundo novo já despontou”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+