21 abr, 2025 - 10:15 • Aura Miguel
Veja também:
Declarada a morte do Papa Francisco, o anel pontifício, chamado o anel do pescador, e o selo de chumbo que chancela as Cartas Apostólicas são destruídos e os aposentos – quarto e escritório – selados.
A partir de agora, o Colégio dos Cardeais não tem qualquer poder ou jurisdição, a não ser para o despacho de assuntos ordinários ou inadiáveis e, naturalmente, para preparar as exéquias e a eleição do novo Papa.
Cessam também os cargos da Cúria Romana. Os cardeais Secretário de Estado e os Prefeitos dos Dicastérios, bem como os arcebispos e membros da Secretaria de Estado suspendem todas as suas funções, com exceção do Camerlengo, do Penitenciário-mor e do Esmoler.
A partir de agora, ninguém pode fotografar ou filmar o Santo Padre, a não ser revestido das vestes pontifícias e devidamente autorizado pela Santa Sé.
As exéquias duram nove dias seguidos e a sepultura deverá ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte. Francisco decidiu ser sepultado fora do Vaticano, numa capela da basílica de Santa Maria Maior, e deixou instruções concretas para as suas exéquias.
Preparava-se para se retirar quando foi eleito Pap(...)
O rito, mais simplificado, determina que, após a confirmação da morte, o corpo será imediatamente colocado dentro de um caixão único de madeira, na capela privada papal, e só então trasladado para a basílica de São Pedro, para a veneração dos fiéis. Os detalhes da sepultura em Santa Maria Maior não foram revelados.
Entretanto, os cardeais vão passar a reunir-se obrigatoriamente todos os dias e terão de estabelecer a data para o início do Conclave, que deve ocorrer após os 15 dias completos da morte do Papa. No entanto, poderá ser adiado até 20 dias, se ainda houver cardeais em viagem, ou ser antecipado se todos os eleitores já estiverem em Roma.
Os cardeais com mais de 80 anos não entram no Conclave por não terem direito de voto.