Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Testamento. Papa pediu para ser sepultado com simplicidade: “Franciscus”, sem mais

21 abr, 2025 - 19:30 • Fábio Monteiro

O Papa Francisco deixou expresso, em testamento, o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, num túmulo simples e na terra, marcado apenas com o nome “Franciscus”.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Francisco desejava ser sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, num túmulo modesto, com uma inscrição única: “Franciscus”. A vontade ficou expressa no testamento do Santo Padre, datado de 29 de junho de 2022, tornado público esta segunda-feira horas após o anúncio da morte do Papa.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

No testamento, Francisco afirma que sempre confiou a sua vida e ministério à Virgem Maria, razão pela qual deseja que o seu “último percurso terreno” termine neste “antiquíssimo santuário mariano”. A escolha recai sobre o local onde, segundo o Papa, rezava antes e depois de cada viagem apostólica.

12 anos em 14 momentos. Os marcos do pontificado de Francisco
12 anos em 14 momentos. Os marcos do pontificado de Francisco

“Peço que os meus restos mortais repousem na Basílica Papal de Santa Maria Maior, aguardando o dia da ressurreição”, escreveu. O local exato será entre a Capela Paulina (onde se encontra a imagem da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, numa sepultura cavada na terra.

Francisco pediu também que o túmulo não tenha qualquer adorno especial, e que as despesas associadas à sua preparação sejam pagas com um donativo previamente destinado para esse fim. Segundo o testamento, essas instruções foram confiadas a Mons. Rolandas Makrickas, responsável pela basílica.

No final do documento, o Papa exprime gratidão a quem o amou e continuará a rezar por ele. Sublinha ainda que ofereceu o sofrimento vivido nos últimos tempos “pela paz no mundo e a fraternidade entre os povos”.

O Papa morreu esta segunda-feira, 21 de abril, às 07h35, na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

Francisco tinha 88 anos e faleceu na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de uma paragem cardiorrespiratória que não foi possível reverter.

O funeral do Papa Francisco deverá acontecer entre sexta-feira e domingo, de acordo com o que está estabelecido pelo Vaticano, ou seja, quatro a seis dias depois da morte.

Ainda esta noite, serão selados tanto o apartamento do Papa no Palácio Apostólico como a casa de Santa Marta, onde Francisco residia.

Consulte aqui o testamento do Papa Francisco (em formato PDF)


O Papa que veio do "fim do mundo" para nos desarrumar
O Papa que veio do "fim do mundo" para nos desarrumar

O testamento do Papa Francisco (na íntegra)

Miserando atque Eligendo

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022

Turistas e fiéis reagem à morte do Papa Francisco na Praça de São Pedro
Turistas e fiéis reagem à morte do Papa Francisco na Praça de São Pedro
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+