21 abr, 2025 - 22:09 • Vasco Bertrand Franco , Alexandre Abrantes Neves
No centro das Scholas Occorrentes em Portugal, centenas de crianças e jovens encontram um espaço para se expressar através da música, pintura, desporto e outras artes, independentemente da sua origem ou religião.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.
Francisco Martín, coordenador do projeto em território nacional, explica que a proposta do recém-falecido Papa Francisco passava por construir uma "cultura diferente, de encontro, onde todos são importantes".
O responsável lamenta a fragmentação da sociedade e o isolamento juvenil.
“Infelizmente o mundo de hoje está cada vez mais fragmentado, os jovens isolados, a perder sentido pelas suas vidas... O que ele está a propor é uma cultura diferente, que não descarte ninguém — nem idosos, nem migrantes — mas uma cultura de encontro onde todos consigam fazer parte”, afirmou.
A jovem Mariana Barradas, participante nas Scholas Occorrentes, realça a importância do projeto como "um legado vivo" do Papa Francisco, sublinhando que o ambiente criado vai além da fé católica.
Morte do Papa Francisco
O Sumo Pontífice morreu esta segunda-feira aos 88 (...)
“Muitas vezes o Scholas é associado à parte católica, mas não somos só feitos de elementos católicos. É um momento de muita esperança, de proximidade humana, de encontro com o outro”, disse.
Também Paulo Silva, jovem evangélico, integra a comunidade das Scholas Occorrentes. Destaca a inclusão religiosa e a aprendizagem que leva do Papa.
“Mesmo não sendo católico, acho que uma das principais características do Scholas é abraçar todas as pessoas de várias religiões... Ajudar os outros, evitar que caminhem sozinhos — isso é algo que vou sempre tentar fazer”, partilhou.
Paulo Silva recorda ainda a visita do Papa às Scholas Occorrentes durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2023, como um momento marcante.
“Tive a oportunidade de lhe fazer uma pergunta. Nunca vou esquecer a resposta: independentemente das dificuldades, caminhar raramente sozinhos e sempre com alguém ao nosso lado”, concluiu.
As Scholas Occorrentes estão presentes em 190 países e contam com mais de 400 mil instituições, num movimento global que reforça o legado do chamado Papa do sorriso.