23 abr, 2025 - 22:56 • Ricardo Vieira , Aura Miguel
Veja também:
O cardeal Angelo Becciu, antigo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos que foi afastado por Francisco e condenado em tribunal, quer marcar presença no Conclave que vai eleger o novo Papa.
Em entrevista ao jornal italiano "Unione Sarda", o cardeal lamentou a morte de Francisco e disse que "não há impedimento formal ou legal" à sua presença no Conclave, porque não renunciou ao cargo.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
"Ao convocar-me para o último consistório [assembleia de cardeais por ocasião da nomeação de novos cardeais], o Papa reconheceu as minhas prerrogativas cardinalícias, na medida em que não houve nenhuma vontade explícita de me excluir do conclave, nem houve qualquer pedido explícito por escrito da minha renúncia. A lista [dos eleitores do conclave] publicada pela Santa Sé não tem qualquer valor e deve ser considerada como tal", frisou.
O cardeal foi afastado devido a um conjunto de negócios e investimentos pouco claros, realizados pela Secretaria de Estado do Vaticano, na época em que Angelo Becciu coordenava esses fundos e movimentos financeiros. E também a suspeita de ter desviado verbas para instituições relacionadas com a sua família na Sardenha.
Morte do Papa Francisco
Escolhidos pelo Papa Francisco para eleger o seu s(...)
Em dezembro de 2023, foi condenado pelo Tribunal do Vaticano a cinco anos e meio de prisão, por fraude financeira, na sequência do caso sobre atos ilícitos com fundos da Secretaria de Estado.
O antigo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos foi considerado culpado de três acusações de peculato e ficou impedido de desempenhar cargos públicos.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé foi questionado esta quarta-feira sobre a questão.
Matteo Bruni apenas referiu que será a Congregação dos Cardeais a decidir se Angelo Becciu pode participar na reunião para eleger o novo Papa, que deverá começar no início de maio.
Angelo Becciu foi incluído pela Sala de Imprensa do Vaticano entre os cardeais "não eleitores".