Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Angelo Becciu. Cardeal afastado por Francisco quer participar no Conclave

23 abr, 2025 - 22:56 • Ricardo Vieira , Aura Miguel

Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé refere que será a Congregação dos Cardeais a decidir se Angelo Becciu pode participar na reunião para eleger o novo Papa.

A+ / A-

Veja também:


O cardeal Angelo Becciu, antigo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos que foi afastado por Francisco e condenado em tribunal, quer marcar presença no Conclave que vai eleger o novo Papa.

Em entrevista ao jornal italiano "Unione Sarda", o cardeal lamentou a morte de Francisco e disse que "não há impedimento formal ou legal" à sua presença no Conclave, porque não renunciou ao cargo.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

"Ao convocar-me para o último consistório [assembleia de cardeais por ocasião da nomeação de novos cardeais], o Papa reconheceu as minhas prerrogativas cardinalícias, na medida em que não houve nenhuma vontade explícita de me excluir do conclave, nem houve qualquer pedido explícito por escrito da minha renúncia. A lista [dos eleitores do conclave] publicada pela Santa Sé não tem qualquer valor e deve ser considerada como tal", frisou.

Becciu afastado e condenado

O cardeal foi afastado devido a um conjunto de negócios e investimentos pouco claros, realizados pela Secretaria de Estado do Vaticano, na época em que Angelo Becciu coordenava esses fundos e movimentos financeiros. E também a suspeita de ter desviado verbas para instituições relacionadas com a sua família na Sardenha.

Em dezembro de 2023, foi condenado pelo Tribunal do Vaticano a cinco anos e meio de prisão, por fraude financeira, na sequência do caso sobre atos ilícitos com fundos da Secretaria de Estado.

O antigo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos foi considerado culpado de três acusações de peculato e ficou impedido de desempenhar cargos públicos.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé foi questionado esta quarta-feira sobre a questão.

Matteo Bruni apenas referiu que será a Congregação dos Cardeais a decidir se Angelo Becciu pode participar na reunião para eleger o novo Papa, que deverá começar no início de maio.

Angelo Becciu foi incluído pela Sala de Imprensa do Vaticano entre os cardeais "não eleitores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+