Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fato escuro? Trump quebra protocolo no funeral do Papa Francisco

26 abr, 2025 - 20:23 • Ricardo Vieira , Ana Kotowicz

Presidente norte-americano não foi o único a furar o protocolo. Ao contrário do que seria de esperar, se as regras fossem seguidas à risca, o Presidente ucraniano ficou sentado na primeira fila, a cerca de dez cadeiras de distância de Donald Trump.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, rompeu o protocolo este sábado no funeral do Papa Francisco, ao não respeitar o "dress code".

O Vaticano pediu aos chefes de Estado e de Governo para vestirem de negro, mas Trump optou por um fato azul, com gravata da mesma cor.

Fato e gravata pretos e camisa branca fazem parte da indumentária recomendada para os funerais dos Papas.

Também é pedido que os dignitários internacionais usem sapatos, meias compridas e casacos negros durante as exéquias.

Quebra de protocolo. Zelensky fica sentado na primeira fila

Donald Trump não foi o único a furar o protocolo. Ao contrário do que seria de esperar, se as regras fossem seguidas à risca, o Presidente ucraniano ficou sentado na primeira fila, a cerca de dez cadeiras de distância de Donald Trump, durante o funeral do Papa Francisco.

O que estava previsto era que apenas os chefes de Estado de Itália e da Argentina, país natal de Francisco, tivessem lugares privilegiados, segundo uma primeira comunicação do Vaticano. Assim, já era esperado que Javier Milei estivesse mais próximo da zona central da praça.

De resto, o protocolo habitual é de sentar primeiro os representantes de monarquias e só depois os das repúblicas, seguindo a ordem alfabética dos países (escritos em francês, a língua protocolar diplomática usada pelo Vaticano).

Mas, aparentemente, não foi isso que aconteceu, e as monarquias não tiveram precedência sobre os restantes Estados: é por isso que Trump, por exemplo, ficou ao lado dos reis de Espanha (em francês, États-Unis e Espagne).

Quanto a Zelensky, Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano disse ao The Telegraph: "Penso que preencheram um lugar vazio."

"Um Papa no meio do povo". Pontificado "intenso" de Francisco evocado na missa exequial
"Um Papa no meio do povo". Pontificado "intenso" de Francisco evocado na missa exequial
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+