27 jan, 2016 - 18:23 • Rui Viegas
"Por mim, assinava de olhos fechados". Quem o diz, sobre Sebastián Coates, é quem o conhece (muito) bem. Eduardo Acevedo trabalhou o central internacional uruguaio no Nacional.
Em entrevista a Bola Branca, o ex-director técnico do clube de Montevideu destaca a "inteligência" do jogador que o Sporting receberá, por empréstimo, do Sunderland.
"Tive-o no Nacional, é um jogador muito inteligente, de grande inteligência táctica e com uma personalidade muito definida. Nos jogos mais difíceis é quando mais joga", começa por garantir Acevedo, para quem Coates assenta que nem uma luva em Portugal. E no Sporting, em particular.
"É uma equipa grande e quando ele se sente bem numa equipa grande, como aqui no Nacional, rende sempre muito. Chama a atenção…. Julgo que o futebol português será bom para o Coates. É uma boa decisão para ele? Para mim, sim! Se ele me ligasse, dir-lhe-ia para assinar de olhos fechados já", aconselha este antigo responsável do Nacional.
Sebastián Coates é internacional uruguaio, rivalizando no centro da defesa da sua selecção com Godín e Jiménez. Segundo Eduardo Acevedo, a chegada ao clube de Alvalade permitir-lhe-á continuar na rota da equipa nacional do seu país.
"É um jogador muito importante para a selecção uruguaia. É um jogador com quem não se precisa de falar duas vezes. Entende a táctica e a estratégia perfeitamente, com uma capacidade intelectual superior", conclui.
O sul-americano, de 25 anos, assume-se desta forma como a solução da SAD leonina, presidida por Bruno de Carvalho, no sentido de ir ao encontro do desejo do treinador Jorge Jesus.
O internacional uruguaio, de 1m96, assinou pelo Sunderland no início desta época, depois de ter representado a equipa do Stadium of Light por empréstimo do Liverpool, na época transacta.
Contratado pelos "reds" ao Nacional de Montevideu, no Verão de 2011, Coates chegou a ser associado ao Benfica, antes de rumar a Inglaterra.
Esta temporada, o central disputou 19 jogos com a camisola do Sunderland, sem qualquer golo marcado.