Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Liga de Clubes arquiva caso das ofertas do Benfica aos árbitros

27 jan, 2016 - 19:38

A comissão de instrução e inquéritos considera que a "Caixa Eusébio" oferecida aos árbitros não viola as normas. Está inserida no “conceito de ofertas de mera cortesia”.

A+ / A-

O caso dos "vouchers" que o Benfica oferecia aos árbitros, observadores e delegados dos jogos da equipa principal e B foi arquivado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), foi anunciado esta quarta-feira.

As prendas do clube da Luz tinham sido denunciadas pelo presidente do Sporting numa entrevista à TVI, em Outubro do ano passado. De acordo com Bruno de Carvalho, no total as ofertas podem ascender a 250 mil euros por ano.

Três meses depois chegou a decisão. Em comunicado, a comissão de instrução e inquéritos da LPFP considera que a "Caixa Eusébio" oferecida aos árbitros não viola as normas. Está inserida no “conceito de ofertas de mera cortesia”.

Segundo a LPFP, a caixa pode ser comprada por um preço até 59,90 euros e cada refeição tem um valor médio de 30 euros. Contas feitas, se os “vouchers” forem utilizados, o valor total pode chegar aos 179,90 euros.

"Este constitui montante bastante inferior aos 300 euros indicados nas regras para os árbitros nos jogos da UEFA" que, segundo a comissão de instrução e inquéritos da Liga, não se aplicam às competições nacionais.

A Liga também concluiu que as declarações do presidente do Sporting não são motivo para abertura de inquérito disciplinar, como pretendia o Benfica, que, na sua opinião, eram violadoras da honra e visavam coagir os árbitros.

Leia aqui o comunicado da comissão de instrução e inquéritos da LPFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Martins
    28 jan, 2016 Lisboa 16:51
    "A Liga também concluiu que as declarações do presidente do Sporting não são motivo para abertura de inquérito disciplinar, como pretendia o Benfica, que, na sua opinião, eram violadoras da honra e visavam coagir os árbitros. " Outubro de 2015 - "Não me vou calar até que a voz me doa, como diz a fadista. Os regulamentos são para cumprir. Não tinha interesse que o Benfica fosse para a segunda divisão, que houvesse fome no mundo, guerras... mas a vida é assim", disse o líder leonino em entrevista à rádio Antena 1. "O futebol tem de ser transparente. O artigo 62 não foi cumprido. Esse artigo fala que na descida de divisão caso, de forma expressa, alguém tente beneficiar com alguma ação perante um agente desportivo, neste caso árbitros, delegados e observadores", referiu ainda Bruno de Carvalho. E acrescentou: "Não tenho dúvidas que o regulamento não foi cumprido. Se fosse o Sporting a dar, não 1120 mas 120 jantares, já estava preso e o Sporting nos distritais." Portanto o Benfica teria que descer de divisão por aliciamento e corrupção...Segundo a liga isto não é "na sua opinião, violador da honra do Benfica e não visa coagir os árbitros. " "PJ suspeita que o árbitro assistente José Cardinal esteja a ser alvo de uma armadilha. O árbitro assistente terá recebido um depósito de 2 mil euros na sua conta amando do vice-presidente do Sporting." Foi de tal maneira coagido que até foi afastado do jogo Maritimo-sporting. Que se saiba foi por coacção a UM arbitro o Boavista desceu...
  • Alberto Martins
    28 jan, 2016 Lisboa 16:12
    Mais, oferecer uma caixa com uma réplica da camisola do Eusébio e voucher para jantar...a caixa promocional Eusébio anda por menos de 60e...serviria para subornar alguém? Muito barato corromper um árbitro actualmente, sabendo nós que quase há 20 anos pinto da costa os "comprava" com viagens pagas ao Brasil para a familia inteira. Mas não deixa de ser interessante constatar que a oferta de cortesia do sporting já não serve para subornar mas sim para lutar pela verdade desportiva. O sporting segundo os seus próprios serviços, oferece ao árbitro uma camisolinha oficial personalizada com a idade do árbitro e tudo com um valor para cima de 70e, mais comida, a gente não sabe se são uns rissois do josé eduardo ou lagosta e caviar, mais sessão de fisioterapia que disponibiliza aos árbitros que pedem e sabe-se garrafas de vinho de elevado valor. Como é no conforto do balneário não se sabe que mais...a caixa Eusébio tem o que toda a gente sabe. Qualquer um pode comprar na loja do Benfica que foi onde BdC a comprou uma vez que não pode fazer como o inácio, piratear a BTV na NET, a menos que seja contrafacção. O FCP também oferece comida, roupões aos árbitros, mas aparentemente isso não incomoda BdC. Aliás neste caso Bruno de carvalho até foi protegido. Chamou corruptos aos dirigentes do Benfica e aos árbitros e viu o processo arquivado porque mentiu na liga dizendo que não. Esperemos pelo processo em que chamou corrupto ao árbitro no jogo em que foi expulso.Ele já disse que não....
  • Alberto Martins
    28 jan, 2016 Lisboa 15:57
    "Bruno de Carvalho confessou, esta quarta-feira, que o alegado telefonema mantido com Luís Filipe Vieira e que o presidente do Benfica desmentiu na última noite, não existiu, tendo assumido apenas um simples carácter irónico." "Claro que não houve nenhum telefonema. Estávamos os dois a ironizar(BdC e jornalista). Fui questionado sobre o presidente do Benfica, que teria dito que, num telefonema, me teria dito que já tinha os pontos suficientes para não descer de divisão. Foi esta a pergunta que me fizeram. Eu disse pois, mas no mesmo telefonema nós estivemos a conversar e ele contou-me que depois de gastar uns milhões valentes na equipa, o melhor reforço foi um jogador chamado nomeações sem sentido. Se pegar nisto tudo, no primeiro telefonema que ele me teria feito, e a segunda parte do mesmo, poderá perceber que ironizámos os dois(BdC e jornalista)", esclareceu Bruno de Carvalho, em Alvalade." É preciso não confiar muito em certas fontes de informação... Obviamente que o caso tinha que ser arquivado. A "denuncia" que BdC fez de algo do conhecimento publico e nada ás escuras, oferecer uma peça promocional de marketing de cortesia ÁS CLARAS, aos árbitros inclusive da UEFA, a delegados e observadores. Teria que ser suborno a muita gente e nada inteligente uma vez que com conhecimento de dezenas de pessoas. Se quisesse efctivamente subornar um árbitro convidaria para sua casa por exemplo sem dar nas vistas, como fez pinto da costa com o ex-árbitro augusto duarte e deu-lhe 2500e.
  • AcorVerde
    27 jan, 2016 Boston 23:48
    Minha nossa....se esta gente faz isto as claras imaginem o que fazem por detras das cortinas. Pobre futebol portugues esta podre.
  • Anonimo
    27 jan, 2016 Porto 23:14
    Esta decisão já não era sem tempo. Pois felizmente grandes clubes a nível europeu fazem o mesmo
  • WISE GUYS
    27 jan, 2016 lisboa 20:08
    NÃO É POR ACASO QUE SOMOS O PAIS QUE SOMOS!!!! NESTA TERRA, SÉRIO É OTÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NO NORTE EXISTIU O "SISTEMA" NO SUL EXISTE A "ESTRUTURA"!!! NÃO É POR ACASO QUE LFV DISSE UM DIA QUE PREFERIA TER ELEMENTOS BEM COLOCADOS NOS LOCAIS DE DECISÃO A BONS JOGADORES...!!! É O QUE SE PASSA HOJE!!!!

Destaques V+