18 jul, 2016 - 20:46
O Sporting continou a sua época pouco prolífera em vitórias ao perder, esta sexta-feira, com o PSV Eindhoven, por pesados 5-0.
Depois das derrotas sofridas frente ao Mónaco e Zenit, com uma vitória contra o Stade Nyonnais pelo meio, os leões terminaram o estágio na Suíça vergados pelo campeão da liga holandesa, tendo jogado com 10 desde os 34 minutos.
O jogo começou mal para a formação de Jorge Jesus. Logo aos cinco minutos, Naldo cometeu grande penalidade e, na cobrança, Luuk De Jong não perdoou. O PSV partiu, então, para uma vitória tão confortável quanto merecida.
Aos 21 minutos, o 2-0. Livre a favor do Sporting, mas Aquilani quis sair a jogar e perdeu a bola. O PSV contra-atacou, ganhou uma bola de cabeça perante João Pereira, que era o único defesa do Sporting, e ficaram dois avançados isolados para Stojkovic. Frente ao guarda-redes, Maher tocou para o lado e Locadia finalizou.
O Sporting tentou mas reagir, com um período de melhor futebol, mas o árbitro cortou as pernas à reviravolta leonina. Aos 31 minutos, penalti claro sobre Matheus Pereira que o árbitro não assinala e cartão amarelo para Aquilani por protestos. Cartão esse que se viria a revelar fatal, já que, apenas três minutos depois, o ítaliano recebeu segundo amarelo, por entrada sobre Willems sem intenção de jogar a bola, e consequente vermelho.
Com a ordem de saída ao médio, o Sporting perdeu-se ainda mais no jogo. Aos 41 minutos, Pereiro recebeu entre linhas, rodou e rematou para defesa incompleta de Stojkovic, para a frente, oferenda que Hendrix aproveitou para fazer o terceiro. O jovem guarda-redes da Academia, de apenas 19 anos, ficou mal na fotografia.
Na segunda parte, Jorge Jesus operou várias substituições e o Sporting entrou com outra atitude mas, somente cinco minutos volvidos, sofreu novo golo. Batido um canto, a bola atravessou a área, com um jogador do PSV a recolher ao segundo poste e a tocar para trás. Surgiu então Maher, que rematou, sem oposição, para o fundo da baliza. Stojkovic foi mal batido, com a bola a entrar ao meio da baliza, apesar do efeito que levava.
Aos 55 minutos, o 5-0. Bola nas costas de Jefferson, Narsingh entrou na área, cruzou rasteiro e De Jong antecipou-se a Naldo, para bater Stojkovic pela quinta vez. Foi o "bis" do avançado holandês.
Jorge Jesus fez, então, várias substituições e o Sporting melhorou claramente a qualidade do seu jogo, mas o resultado já estava feito. O Sporting deixa a Suíça com uma vitória e três derrotas.
Jorge Jesus fez alinhar: Stojkovic; João Pereira, Naldo, Ewerton e Jefferson; Matheus Pereira, Aquilani, Palhinha e Iuri; Podence e Alan Ruiz.
Chegariam a entrar Ezequiel Schelotto, Marvin Zeegelaar, Rúben Semedo, Ryan Gauld, Petrovic, Islam Slimani, Bryan Ruiz e Gelson Martins.